Economia Titulo Mercado de trabalho
Desemprego é o
menor em 13 anos

Taxa passou de 10% em setembro para 8,7% em outubro
no Grande ABC; isso significa 20 mil desocupados a menos

Erica Martin
Diário do Grande ABC
01/12/2011 | 07:10
Compartilhar notícia


Os 35 mil novos postos de trabalho que surgiram no comércio e na indústria, em outubro, impactaram na redução da taxa de desemprego de 10%, em setembro, para 8,7% nas sete cidades do Grande ABC. De acordo com a Pesquisa de Emprego e Desemprego, realizada pela Fundação Seade e o Dieese, o índice é o menor de toda a série da pesquisa iniciada em 1998.

O número de desempregados caiu de 141 mil para 121 mil (20 mil desocupados a menos). Na indústria, o número de ocupados passou de 345 mil para 360 mil, avanço de 4,3%. Em setembro, após cinco meses de quase estabilidade na taxa de emprego, as fábricas já davam sinais de que estavam começando a se preparar para o fim de ano e contrataram 11 mil pessoas. "O que pode ter acelerado o emprego na indústria, só agora, é o atraso do comércio para fazer os pedidos de Natal", comenta o coordenador da pesquisa pela Fundação Seade, Alexandre Loloian. Além disso, fatores sazonais contribuem para o aquecimento das atividades industriais. "Os aumentos salariais (como metalúrgicos e químicos), por exemplo, e o 13º salário são injetados na economia por meio do consumo e a produção cresce para atender à demanda", explica o primeiro vice-presidente da Ciesp de São Caetano, William Pesinato.

Apesar do setor automobilístico brasileiro ter registrado, em agosto, o maior nível de carros em estoques, desde novembro de 2008, segundo o especialista da Ciesp, o crescimento das contratações na indústria está relacionado ao pouco estoque, ou seja, é preciso mão de obra para produzir mais. Por outro lado, é necessário esperar o término do ano, que não reflete a realidade concreta da economia. Até porque o momento é atípico, a economia está aquecida por conta das demandas natalinas e o brasileiro está voltado para o consumo. Portanto, só após o período de festas será possível enxergar como caminhará o ritmo de emprego.

COMÉRCIO - No comércio, o número de ocupados passou de 175 mil, em setembro, para 195 mil no mês de outubro, crescimento de 11,4%. A chegada de estabelecimentos na região - além do Natal - também impactou no avanço do emprego no setor. De acordo com o presidente da Associação Comercial e Industrial de São Caetano, Nelson Braido, o shopping da cidade garantiu mais de 3.000 oportunidades de trabalho. Sendo que 1600 vagas foram ocupadas por pessoas que moram no município e 1. 400 profissionais residentes de cidades próximas, o que inclui o Grande ABC e bairros paulistanos. Além disso, com a inauguração da expansão do shopping Metrópole, em São Bernardo, no dia 24, 31 novas lojas foram instaladas no empreendimento. A cidade deve receber 1.923 novos estabelecimentos até o fim de 2012.

Setor de serviços elimina 17 mil postos de trabalho

Enquanto a indústria e o comércio puxaram a taxa de desemprego para baixo, o setor de serviços e outros (que engloba principalmente construção civil e atividades domésticas), registraram queda no número de ocupados em outubro na comparação com setembro. Os dois setores eliminaram 17 mil e 10 mil postos de trabalho respectivamente, quedas de 2,8% e 7,5%. O número de empregados com e sem carteira assinada diminuiu 0,7% e 4,4% respectivamente em comparação a setembro. Enquanto isso, a quantidade de autônomos passou de 172 mil para 185 mil, acréscimo de 7,6%.

SÃO PAULO - Na região metropolitana, a taxa de desemprego, em relação a outubro de 2010 , foi de 9,9% e no município de São Paulo, 9,3%.

 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;