Cultura & Lazer Titulo Nise da Silveira
Montagem conta sobre a arte transformadora
Do Diário do Grande ABC
15/11/2012 | 07:09
Compartilhar notícia
Divulgação


Inspirada na história da psiquiatra alagoana Nise da Silveira (1905-1999), Daniel Lobo criou e dirigiu 'Nise da Silveira Guerreira da Luz', que volta para temporada na Capital depois de sessões de sucesso e casas cheias.

Interpretada por Mariana Terra, a peça tem coreografia de Ana Botafogo e trilha sonora inédita do pianista João Carlos Assis Brasil.

Aluna de Jung, primeira mulher a se formar em medicina na Bahia, Nise lutou fortemente contra as formas de internação das pessoas com problemas mentais no século passado. Ela era contra a terapia com choque, a lobotomia e as internações em manicômio. Sua principal proposta para atender tais pacientes era através da arte. Ela estimulava as pessoas que atendia através da pintura.

A proposta partiu de Mariana, cujo pai, o psiquiatra Raffaele Infante, já morto, era amigo de Nise e partilhava de suas posições profissionais.

Além de contar aspectos importantes da biografia de Nise, a atriz, em cena, vive os personagens que a psiquiatra tratou e mostra a mudança que a arte trouxe para a vida delas. Ferreira Gullar, José Celso Martinez Corrêa e Carlos Vereza participam da montagem em voz e vídeo.

Nise da Silveira - Guerreira da Luz. Teatro. No Sesc Santana - Avenida Luiz Dumont Villares, 579, São Paulo. Tel.: 2971-8700. 6ª e sáb., às 21h; e dom., às 18h. Ingr.: R$ 6 a R$ 24. Até 16 de dezembro.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;