Cultura & Lazer Titulo Multicultural
Diversidade na agenda
Thiago Mariano
Do Diário do Grande ABC
08/11/2012 | 07:08
Compartilhar notícia
Divulgação


De hoje até o dia 18, a Capital recebe programação mais colorida com a 20ª edição do Festival Mix Brasil de Cultura da Diversidade. Cinema, teatro, música, literatura e entretenimento compõem as atividades, que acontecem principalmente no Centro Cultural São Paulo (Rua Vergueiro, 1.000) e no Museu da Diversidade, que fica no metrô República.

A abertura será hoje, às 21h, no Cinesesc (Rua Augusta, 2.075), com o filme 'No Caminho das Dunas'. Inédito no Brasil, o longa belga traz a história de um menino que vive no mundo da lua até os 15 anos, quando seu desejo mais latente aflora: a paixão pelo vizinho Gino.

Uma das estreias é 'A Volta da Paulicéia Desvairada', de Lufe Steffen, documentário que registra a diversidade da noite gay paulistana . Foram cerca de 50 estabelecimentos, entre boates, bares e casas noturnas, visitados pela equipe do longa-metragem. Desde os locais onde a alta sociedade gay se encontra até os becos que estão abertos à diversidade.

A obra entra em cartaz no sábado, às 18h, no Espaço Itaú de Cinema (Rua Augusta, 1.475). No domingo, às 19h30, haverá sessão no Cine Olido (Avenida São João, 473).

O cardápio cinematográfico é o vértice da programação do festival. Serão 148 filmes exibidos na edição. A juventude domina a seleção temática. Muitas das obras falam de processos de autoaceitação e da relação da sexualidade dos mais novos com o mundo que os rodeia.

Em teatro, o destaque fica para 'Inferno na Paisagem Belga', que Os Satyros estreia amanhã, no Centro Cultural São Paulo, às 21h. A montagem conta das obras e da relação entre os poetas Paul Verlaine e Arthur Rimbaud. O espaço ainda recebe outros espetáculos com temática LGBT.

A literatura é contemplada com uma grata visita. Dentro do projeto 'Balada Literária', capitaneado por Marcelinho Freire, a versão mix terá como convidado o escritor colombiano Alonso Valter Sanches. Ele fala ao público no dia 16, às 19h, também no Centro Cultural São Paulo, sobre temas como a guerrilha das FARC e a militância homossexual.

A programação completa do festival pode ser conferida em seu site oficial (www.mixbrasil.org.br).




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;