Esportes Titulo No Pacaembu
Palmeiras bate o São Paulo em clássico esvaziado
Fabricio Presilli
Especial para o Diário
28/11/2011 | 08:27
Compartilhar notícia


O Palmeiras venceu o clássico contra o São Paulo, por 1 a 0, ontem à tarde, no Estádio do Pacaembu. O resultado levou o Verdão à 11ª posição no Brasileiro, com 49 pontos e vaga garantida na Copa Sul-Americana de 2012. Já o Tricolor - oitavo colocado, com 56 - continua com chances de chegar à Libertadores.

O Alviverde começou melhor, pressionando. Mesmo com a presença de Valdivia no meio-campo, a equipe abusou de sua principal jogada, as bolas paradas de Marcos Assunção. O volante cruzou a primeira aos três minutos, Henrique cabeçeou com perigo, raspando o travessão da meta defendida por Rogério Ceni.

O São Paulo reagiu e criou diversas oportunidades de gol na etapa inicial. Dagoberto e Fernandinho se movimentavam pelos lados do campo, confundindo a defesa do Palmeiras. Aos 34 minutos, o artilheiro do São Paulo em 2011 deu belo passe para Juan, que apareceu como homem-surpresa na área, mas o lateral bateu com o pé direito, fraco, e acertou a trave de Deola.

O Palmeiras equilibrou as ações e teve a melhor chance no último lance de um primeiro tempo fraco. Luan fez bela jogada pela esquerda e bateu, Rogério Ceni defendeu para o meio da área e Patrik pegou o rebote. O goleiro são-paulino voltou a fazer outra grande defesa.

O segundo tempo começou de forma bem diferente. O Alviverde acelerou o ritmo e se manteve no ataque no início da etapa. A pressão resultou em gol aos dez minutos. Marcos Assunção cobrou falta da intermediária direto para o gol, marcando pela nona vez na competição.

Melhor no jogo, o Palmeiras seguiu no ataque e quase ampliou aos 13, em chute do lateral Gerley.

O técnico Emerson Leão percebeu que o São Paulo não reagia e realizou as três alterações, colocando Marlos, Rivaldo e William José em campo. As mudanças não surtiram efeito.

Tricolor ainda sonha com Libertadores

Os jogadores do São Paulo deixaram o gramado do Pacaembu de cabeça baixa, lamentando as poucas oportunidades e o aumento da distância para a vaga na Copa Libertadores de 2012. Foi a quarta derrota do São Paulo em oito jogos desde a chegada do técnico Emerson Leão.

Para o atacante Luís Fabiano, a equipe precisa vencer na última rodada para encerrar bem a campanha. "Depois de uma derrota assim, Libertadores é complicado. Mas vamos terminar o campeonato com dignidade", avaliou disse.

Substituído no segundo tempo, o lateral Juan demonstrou que continua sonhando com o torneio continental. "A gente precisa sonhar, vamos estudar os resultados desta rodada para ver quantos pontos a gente necessita no último jogo para nos classificarmos", afirmou.

Willian, que entrou em campo na segunda etapa no lugar de Juan, reiterou que a equipe fará de tudo para dar aos torcedores são-paulinos a vaga na disputa sul-americana. "Ficou mais difícil após a nossa derrota de hoje, mas sabíamos que clássico é assim mesmo. Vamos trabalhar nesta semana para terminarmos bem o Brasileiro", completou.

O Tricolor enfrenta o Santos na última rodada em Mogi Mirim. A partida seria no Morumbi, mas para evitar que as torcidas dos times se encontrem com as dos rivais Corinthians e Palmeiras, que se enfrentarão no mesmo horário no Pacaembu, a CBF levou o jogo para o Interior. O meia Rivaldo, expulso no fim contra o Palmeiras, é desfalque certo.

Para conseguir a vaga no torneio continental, o São Paulo precisa bater o Santos e torce por tropeços de Coritiba, Internacional e Figueirense, times que também têm clássicos regionais no domingo.

Herói, volante afirma que Verdão mereceu a vitória

Os jogadores do Palmeiras deixaram o gramado do Pacaembu celebrando o triunfo sobre um dos maiores rivais, o São Paulo. Para um dos principais atletas do elenco, o volante Marcos Assunção, a equipe mereceu a vitória. Com as controvérsias e o mau momento deixados para trás, o Palmeiras segue invicto há quatro rodadas e garantiu vaga na Copa Sul-Americana de 2012.

"Jogamos bem, decidimos mais uma vez em uma bola parada. Acertei o cruzamento, não bateu em ninguém e enganou o Rogério Ceni. O importante é o empenho que estamos mostrando no final do campeonato", avaliou o meio-campista.

O zagueiro Leandro Amaro destacou a força da defesa, que mostrou solidez diante do forte ataque adversário. "Não tomamos gol, o que é sempre importante. Queremos terminar o campeonato de forma digna."




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;