Setecidades Titulo Feriado
Crianças têm várias
opções no seu dia

Programação especial para amanhã inclui desde festas
comunitárias até atrações em parques do Grande ABC

Camila Galvez
Do Diário do Grande ABC
11/10/2012 | 07:00
Compartilhar notícia


O Dia das Crianças, comemorado amanhã, promete muito agito e diversão para os pequenos moradores do Grande ABC. Prefeituras e comunidade prepararam festas e outras atividades dedicadas aos pimpolhos.

As atrações começam hoje com entrega de presentes para alunos entre 4 e 12 anos da EE Odylo Costa Filho, em Santo André (Rua Ministro Calogeras, 459 - Vila Guiomar). Quem se mobilizou para deixar o dia mais feliz foram os policiais do CPMA-6 (Comando de Policiamento Metropolitano de Área 6), que compraram e farão a entrega dos brinquedos, às 9h e às 14h.

Ainda em Santo André, a Sabina Escola Parque do Conhecimento (Rua Juquiá - bairro Paraíso) funciona das 9h às 17h de amanhã com atrações como oficinas de pipa, escultura de bexiga e origami, apresentação de teatro de fantoches e cantigas de roda, entre outros. Os parques Central, Chácara Pignatari, Regional da Criança e da Juventude também estarão prontos para receber a meninada, com brinquedos infláveis, mágicos e palhaços, apresentações musicais e práticas esportivas.

Em São Bernardo, a Cidade da Criança (Rua Tasman, 301 - Jardim do Mar) contará com a apresentação de teatro de fantoche da Guarda Civil Municipal, além de pintura facial.

A criançada de São Caetano curte a 7ª edição do Dia de Brincar, organizado pela Secretaria de Cultura na Cidade das Crianças (Alameda Conde de Porto Alegre, 840 - bairro Santa Maria), das 10h às 16h. Haverá espetáculos de música e dança, recanto da leitura, brinquedos infláveis e apresentações circenses, além de outras atividades dedicadas aos pequenos moradores.

Também na cidade, o Clube Miguel Marcucci (Av. Presidente Kennedy, 2300 - bairro Olímpico) organiza Exposição de Animais Exóticos até o dia 21. A entrada custa R$10, que será revertido para o Lar Bom Repouso. Crianças não pagam.

Em Diadema, a Prefeitura organizou diversas atrações durante todo o mês. Ao todo, 28,5 mil crianças da rede municipal de ensino irão ao teatro assistir a várias peças. O Museu de Arte Popular traz mostra de trabalhos dos alunos de educação integral até o dia 31, de terça a sexta-feira, das 10h às 19h, e aos sábados, das 13h às 18h. E para amanhã, a cidade organiza na Praça da Moça a Festa da Criança, das 13h às 16h, com brinquedos infláveis e cama elástica.

As demais prefeituras não terão programação especial para a data.

COMUNIDADE

Os moradores do Jardim União, em Diadema, se mobilizam pelo sexto ano consecutivo para a festa das crianças do bairro. Neste ano, o evento será realizado no dia 21, a partir das 12h, com distribuição gratuita de lanches e presentes, além de brinquedos infláveis instalados na rua.

Pequenos pacientes do Hospital Nardini ganham comemoração

Um pouco de cor e alegria na vida daqueles que, desde tão jovens, são obrigados a ter o quarto do hospital como casa. Assim foi encarada a 25ª edição da festa em homenagem ao Dia das Crianças do Hospital Nardini, em Mauá. Além de distribuição de brinquedos e lanches, palhaços garantiram a diversão das cerca de 20 crianças que participaram da comemoração.

A ação, idealizada pela pediatra Amélia Griciunas, tem como intuito melhorar o quadro clínico dos pequenos pacientes. Em parceria com 20 voluntárias do grupo Calor Humano, haverá distribuição de brinquedos para 50 crianças até o fim da próxima semana. "Essa é a oportunidade de melhorar o relacionamento entre os pacientes e a equipe", diz a médica. A festa é tradição em datas comemorativas como Natal, Páscoa, Festa Junina e Dia das Crianças.

Mesa decorada com os famosos palhaços Patati e Patatá, guloseimas como pipoca, bolo, algodão-doce e refrigerante, além dos brinquedos, provocavam sorrisos nos pequenos. "Ele estava desanimado no quarto, nem queria tomar banho, mas agora animou", disse a funcionária pública Lidiane Maldonado, 32 anos, mãe do Pedro Henrique, 4 anos. Ambos estão no hospital há quatro dias após o garoto ter batido a cabeça e ficar desacordado.

Fantasiada como palhacinha, a mais animada da festa era  Giulia, 4 anos. "Ela já teve alta, mas não quer ir embora", afirma a mãe, a dona de casa Vanessa de Camargo, 30. Nem o ‘galo' que cantava na testa da garota foi capaz de atrapalhar a diversão.

Demorou até que Wallan, 10 anos, caísse na brincadeira. Internado há três dias, depois de cortar o braço, o menino teve leve desânimo devido à dor e remédios contra infecção. "Engraçado que ele estava até com medo de ter alta e não participar da festa", destaca a mãe, Andrea da Silva, 38. (Natália Fernandjes)

Comunidade organiza evento com doces e brinquedos

A tradição se repetirá pela terceira vez consecutiva. Amanhã, cerca de 3.000 crianças carentes do entorno do Parque João Ramalho, em Santo André, terão festa organizada pela comunidade da Rua Ouricuri. O evento gratuito, realizado entre 10h e 17h, terá cachorro-quente, refrigerante, pipoca, algodão-doce, brinquedos infláveis e distribuição de presentes.

A iniciativa nasceu da vontade de fazer festa para aqueles que nem sempre têm acesso a alimento e diversão em seu dia a dia, explica um dos idealizadores do evento, o representante comercial Rinaldo José Carvalho, 54 anos, conhecido como Pisca. "Começamos com a arrecadação entre poucos moradores e a ação foi ganhando dimensões maiores", diz.

O espírito de comunidade unida fica evidente durante a organização da festa. Com a rua fechada para instalação dos brinquedos, as garagens viram barracas de doces e salgados, explica Pisca. "Enquanto tiver criança, a gente serve lanche", garante. Depois da diversão, os moradores também se encarregam da limpeza da rua.

As crianças menores receberão ainda brinquedos, fruto de doações e arrecadação feita pelos moradores. "Durante o ano a gente arrecada dinheiro na comunidade para alugar os brinquedos e pedimos doações de alimentos para os vizinhos e comerciantes locais", explica.

Aqueles que desejarem ajudar na comemoração podem entrar em contato pelo telefone 7759-6316. (Natália Fernandjes)




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;