Setecidades Titulo Religião
S.Bernardo faz manutenção da Capela Santa Filomena

Prédio de 131 anos estava com problemas no telhado

Camila Galvez
Do Diário do Grande ABC
20/09/2012 | 07:00
Compartilhar notícia


A Capela Santa Filomena, na Rua Marechal Deodoro, no Centro de São Bernardo, está passando por manutenção desde o início desta semana. A pedido do padre Giuseppe Bortolato, que dirige a Igreja Matriz, à qual a capela pertence, a Prefeitura realizado o reparo e reposicionamento do telhado, rebocos e pintura. O prazo para conclusão das intervenções é até o fim deste mês.

A capela de 131 anos estava com problemas de infiltração e, toda a vez que chovia, enchia de água por causa das goteiras. Ela foi construída em 1881 na então Rua Principal, hoje chamada Marechal Deodoro. O terreno foi doado pela família de italianos Pedroso de Oliveira à Irmandade do Apostolado da Oração.

A capela mantém atualmente quase todas as características originais daquela época, inclusive a tradicional cor azul e branca. Em 1950, recebeu novo piso e o altar de São José, da velha Igreja Matriz, conservando os demais traços desde 1881. Foi reformada em 1987 e 1993, quando também foram restauradas as imagens dos santos.

O jardim do Largo Santa Filomena possui luminárias decorativas e chafariz em estilo colonial.

A edificação foi tombada pelo Compahc-SBC (Conselho Municipal do Patrimônio Histórico e Cultural de São Bernardo) em 1987.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;