Setecidades Titulo Santo André
Antigo hospital começa a ser demolido

Imóvel abandonado na Avenida D.Pedro II colocava em risco segurança de vizinhos

Maíra Sanches
Do Diário do Grande ABC
06/09/2012 | 07:00
Compartilhar notícia


Refúgio de moradores de rua e usuários de drogas, o antigo prédio do Hospital Saúde Santo André, localizado na Avenida Dom Pedro II e desativado desde 2007, começou a ser demolido ontem. A previsão é de que os trabalhos terminem em 15 dias. Há um ano o Diário vem publicando série de reportagens sobre os transtornos causados pelo edifício abandonado.

A tarefa manual teve início há duas semanas. Agora, máquina retroescavadeira ajuda a demolir os concretos. A empresa contratada, FBI Demolidora, está incumbida de deixar o terreno plano e recolher o entulho espalhado. Móveis usados e queimados, seringas, cadeiras, lixos e até prontuários de pacientes estão entre materiais encontrados na parte interna.

Nos últimos seis meses de 2011, o imóvel foi incendiado quatro vezes por moradores de rua. Alguns vizinhos chegaram a relatar denúncias de estupro, mas a ocorrência foi registrada apenas como roubo. O porteiro do prédio vizinho Sebastião Garcia Morais afirmou que vários moradores de rua deixaram o local nesta semana. "Pelo menos dez pessoas viviam aqui. Ficavam o dia inteiro no prédio", relata. O porteiro diz que precisou acionar o Corpo de Bombeiros diversas vezes para conter as chamas das queimadas.

Em maio, o proprietário da área protocolou na Prefeitura requerimento para emissão do alvará de demolição. A partir de então, o dono do imóvel tinha prazo de 60 dias para apresentar a documentação necessária.

O centro hospitalar pertencia à rede Samcil, que deixou de prestar atendimento na região em 2011 e mantinha unidades em São Bernardo e Mauá.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;