Economia Titulo Seu bolso
Compra de Natal
antecipada garante
economia de até 40%

Pesquisa de preços e pagamento à vista são caminhos para
gastar menos durante as compras, apontam os especialistas

Alexandre Melo
Do Diário do Grande ABC
22/11/2011 | 07:06
Compartilhar notícia


Deixar as compras natalinas para a última hora não é boa opção para os consumidores. Especialistas ouvidos pela equipe do Diário afirmam que antecipar as visitas aos shoppings ou comércio de rua garante economia média de 40% ao bolso. Pesquisa de preços e pagamento à vista são os caminhos.

Diversas varejistas, principalmente no setor de vestuário, estão incentivando os clientes a comprar antes os presentes, mas o consultor financeiro da Moneyfit Antonio De Julio alerta que é importante saber qual era o preço anterior do produto antes da promoção. “Essas ações estão banalizando o sentido dessa ação.”

Para o especialista, o importante é pesquisar no máximo de lojas possível para fazer boa aquisição. Não agir com impulsividade ou se deixar levar pela conversa de que vai custar mais caro depois são pontos que o consumidor deve prestar atenção. Nos setores de vestuário e bens duráveis a dica é comprar itens da coleção passada, que estão para sair de linha.

“Roupas da estação, pacotes turísticos, passagens aéreas, automóveis ano 2011 são exemplos de produtos onde é possível ter bons descontos”, enumera De Julio. Entretanto, quem puder esperar para os meses de janeiro e fevereiro costuma fazer os melhores negócios. É quando ocorrem as verdadeiras queimas de estoque.

À VISTA - O assessor da presidência da Associação Comercial e Industrial de Santo André, Nelson Pereira, orienta os consumidores que economizaram dinheiro para as compras natalinas a barganharem desconto com os estabelecimentos. “Quando o pagamento é à vista, o ideal é que o desconto seja entre 5% e 10%, conforme o produto. Se não houver esta possibilidade vale a pena o consumidor fazer parcelamento sem juros”, afirma.

Pereira lembra que o importante é não esquecer que essas compras se transformam em dívidas futuras. Já o consultor financeiro da Moneyfit ressalta que sair de casa com lista de compras e focado nas lojas que visitará ajuda a gastar menos.

“É preciso saber que no início do ano diversos impostos deverão ser pagos. Começar 2012 no azul é um bom caminho para não ficar inadimplente ou muito endividado durante o resto do ano”, pondera De Julio. Outro fator que facilita a compra até a segunda semana de dezembro é que as lojas estarão mais vazias, e escolher o presente com calma é mais fácil.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;