Política Titulo Egos
PT de Diadema quer impedir título de cidadão a Barbosa

Por outro lado, partido visa homenagear
com a mesma honraria ministro Dias Toffoli

Rogério Santos
Do Diário do Grande ABC
17/06/2014 | 07:35
Compartilhar notícia
Orlando Filho/DGABC


Líder da bancada do PT na Câmara de Diadema, Josa Queiroz apresentou recurso para barrar a proposta de título de cidadão para o presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), ministro Joaquim Barbosa. A sugestão da homenagem foi apresentada por Atevaldo Leitão (PSDB). Mais do que isso, o chefe do Legislativo, Manoel Eduardo Marinho (PT), o Maninho, quer homenagear José Antônio Dias Toffoli, que é ex-advogado do PT e também integra a Suprema Corte brasileira.

Para justificar a impugnação a Barbosa, Josa se ampara nos artigos 168 do regimento interno da Casa e 19 da LOM (Lei Orgânica do Município), que versam sobre o título de cidadão “ou qualquer outra honraria às pessoas que, reconhecidamente, tenham prestado serviços ao município”.

“A lei deve ser cumprida. O que não entendo é essa tentativa de um feito demagógico, descumprindo as leis municipais”, disse Josa. Ele reconhece que a medida pode comprometer a proposta de homenagem de Maninho, pois se não houver homenagem a um ministro, também não deve haver a outro.

“Não se trata apenas do Joaquim Barbosa ou Dias Toffoli. A lei é clara quando diz que a honraria é para os que atuaram em prol da cidade. Se o Atevaldo quer homenageá-lo, ele que faça no gabinete-móvel dele”, disse o petista, referindo-se ao trailer utilizado pelo parlamentar para percorrer a cidade.

O tucano contesta o recurso do oposicionista, apontando que pessoas sem relação com Diadema já foram homenageadas. “Não entendo por que querem impedir a homenagem ao Joaquim Barbosa se Fidel Castro (ex-presidente de Cuba) já recebeu o título”, disse o parlamentar. A homenagem ao líder da revolução cubana, que governou o País entre 1985 e 2008, foi feita por Maninho em 2012.

Barbosa foi um dos responsáveis pelo julgamento do Mensalão, que condenou petistas influentes como o ex-deputados José Genoino e João Paulo Cunha e o ex-ministro José Dirceu.

Projeto que concede o título de cidadão diademense a Barbosa já foi lido, mas ainda não entrou para votação do plenário. A expectativa é de que seja apreciado na sessão de amanhã, com muita polêmica e discussão entre os vereadores.

Já Dias Toffoli foi advogado do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, nas campanhas de 2002 e 2006, vencidas pelo petista. A propositura que o homenageia foi apenas protocolado no Legislativo de Diadema e não há data para votação.

Promessa de contratação de 200 médicos divide opiniões

A estimativa do Executivo diademense de contratar 200 médicos, apresentada pelo secretário de Saúde José Augusto da Silva Ramos (PSDB), não convenceu os integrantes da CPI que analisa a crise na Pasta.

Ao Diário, Zé Augusto revelou que está sendo feito estudo de impacto financeiro para lançar o edital de concurso público em julho. Contando atualmente com 520 clínicos, em um ano e meio a cidade perdeu 87.

Presidente da CPI, Josa Queiroz (PT) contesta a viabilidade da medida. “Gostaria que fosse verdade, mas eles nem encaminharam à Câmara a (proposta de) bonificação aos profissionais. Isso é uma cortina de fumaça para enganar a população.”

Ricardo Yoshio (PRB) avalia que, para atrair médicos à cidade, o titular da Saúde precisa mudar o tratamento com os especialistas. “Ele (Zé Augusto) está fazendo isso para mostrar serviço, mas não adianta se ele mantiver essa postura”, disse. Há relatos de que alguns pedidos de demissão foram motivados pela postura autoritária do tucano.

A saída de profissionais é um dos alvos da comissão, que vai ouvir profissionais que deixaram de atuar no município. Ontem, funcionários do Hospital Municipal falaram à CPI.

Líder do governo, José Dourado (PSDB) acredita que a medida vai acabar com a escassez de especialistas. Luiz Paulo Salgado (PR) avalia que se a medida realmente foi concretizada vai solucionar o gargalo no setor.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;