Setecidades Titulo Diário nos Bairros
Jardim Primavera, em Mauá, pede mais Saúde

População reclama de demora no atendimento e quer UPA no bairro

Renata Rocha
Do Diário do Grande ABC
29/05/2014 | 07:00
Compartilhar notícia
Marina Brandão/DGABC


Falta de médicos e demora no atendimento são reclamações dos moradores do Jardim Primavera, em Mauá. O bairro conta com UBS (Unidade Básica de Saúde) que, conforme a comunidade, não atende a demanda. No sábado, o Jardim Primavera receberá o Diário do Grande ABC nos Bairros.

“Na escola há muitas crianças com problemas de visão, mas a UBS não tem oftalmologista. Eles encaminham os moradores para hospitais em outras cidades da região, mas os pais nem sempre têm tempo para levar os filhos. Os problemas de visão interferem no aprendizado”, disse a diretora da EE Sylvio Guerato, Hebe Maria Ribeiro da Rocha.

A população reclama ainda que a marcação de consulta na UBS pode levar meses. Eles pedem implantação de UPA (Unidade de Pronto Atendimento).

Procurada, a Prefeitura garante que a UBS tem cinco equipes de Saúde da Família, que são referência para até 20 mil pessoas, portanto, quadro superior à necessidade preconizada pelo Ministério da Saúde. Sobre a UPA, a administração afirma que o bairro está dentro da abrangência de atendimento da unidade da Vila Assis Brasil. Sobre os especialistas, destaca que os serviços são centralizados no Cemma (Centro de Especialidades Médicas de Mauá).

No sábado a EE Sylvio Guerato, na Rua das Violetas, 171, será palco da ação social do Diário. Das 9h às 16h, a escola terá diversas opções de lazer para as crianças, além de corte de cabelo, limpeza de pele, atendimento na área de Saúde, entre outros serviços.

Um deles é a orientação do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social). “Vamos falar sobre benefícios, direitos, como as pessoas podem contribuir, e também sobre aposentadoria e afastamento do trabalho”, disse a gerente executiva do INSS em Santo André, Fátima Conceição Garcez. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;