Setecidades Titulo Mauá
Ciclofaixa irá ligar Centro à Gruta Sta.Luzia

Via de 6 quilômetros será primeiro espaço de lazer para ciclistas na cidade

Fábio Munhoz
Do Diário do Grande ABC
28/05/2014 | 07:00
Compartilhar notícia
Celso Luiz/DGABC


A partir de domingo, Mauá terá ciclofaixa de lazer de seis quilômetros em cada sentido da Avenida Barão de Mauá. A via – primeira do município com essa finalidade – ligará a Praça da Bíblia ao Parque da Gruta Santa Luzia. Convênio da Prefeitura com o Estado no valor de R$ 1 milhão viabilizará o funcionamento do espaço por um ano. No Grande ABC, as prefeituras de São Caetano, Diadema e Ribeirão Pires oferecem área para o divertimento de ciclistas.

As faixas centrais da avenida – uma em cada sentido – serão reservadas para as bicicletas aos domingos, das 7h às 16h. Entre 700 a 1.000 usuários são esperados para cada dia de funcionamento. “O público é alto, pois há demanda reprimida de lazer nas grandes cidades”, avalia o secretário estadual de Esporte, Lazer e Juventude, José Auricchio Junior. Convênios semelhantes já foram feitos entre a Pasta e as prefeituras de Diadema, Ribeirão Preto, São José do Rio Preto, Marília e Araraquara. Não há, por enquanto, previsão de outras parcerias na região.

Segundo o prefeito Donisete Braga (PT), a Prefeitura bancou a sinalização de solo. A verba do Estado será utilizada para contratação de 30 monitores e gastos operacionais, como transporte de pessoas e materiais utilizados. Serão emprestadas 100 bicicletas.

Para o secretário municipal de Mobilidade Urbana, Azor Albuquerque, apesar de os espaços serem destinados ao lazer, haverá estímulo ao uso da bicicleta como meio de transporte. “Estamos reestruturando o sistema de transporte da cidade e haverá maior inclusão de ciclistas”, promete.

ESCOLA

Quem não sabe andar de bicicleta também poderá se divertir na ciclofaixa. O convênio assinado inclui a criação de escola de ciclismo. Além das aulas práticas, os interessados também receberão orientações sobre noções básicas de manutenção. O horário de funcionamento será de segunda a sexta-feira, das 9h às 19h, no Ginásio Celso Daniel, ao lado do Paço Municipal. Espaço com a mesma finalidade funciona em Diadema e recebe cerca de 260 alunos por mês.

O coordenador da escola, Francisco Sabino, estima que a demanda seja maior em Mauá, em torno de 300 pessoas. “Ninguém sai daqui ciclista, mas com boas noções de convivência no trânsito”, reconhece. Serão aceitos alunos a partir de 7 anos. Menores de 18 precisam de autorização dos pais.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;