Fechar
Publicidade

Segunda-Feira, 29 de Novembro

|

Max º Min º
Clima da Região Trânsito Assine Clube do Assinante Diário Virtual Login

setecidades@dgabc.com.br | 4435-8319

UFABC oferece doutorado em Matemática a partir de setembro

Andréa Iseki/DGABC  Diário do Grande ABC - Notícias e informações do Grande ABC: Santo André, São Bernardo, São Caetano, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra

Ampliação acompanha tendência de crescimento da pós no País


Natália Fernandjes
Diário do Grande ABC

26/05/2014 | 07:05


A UFABC (Universidade Federal do ABC) obteve autorização da Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento Pessoal de Nível Superior) para abrir seu décimo curso de doutorado. A expectativa é que a partir de setembro sejam oferecidas cinco vagas para interessados em cursar doutorado em Matemática.

Conforme explica o integrante da coordenação do mestrado em Matemática professor Maurício Lima, a ampliação dos cursos de doutorado acompanha tendência de crescimento em pós-graduação no País. “Sabemos que Matemática é uma área que vem demandando mão de obra, assim como as demais licenciaturas. Somos carentes de doutores na área e não conseguimos suprir a demanda do mercado”, diz. O processo para a implantação do programa teve início em maio de 2013, segundo Maurício Lima.

Os interessados em fazer o doutorado devem aguardar a publicação de edital na página do Programa de Pós-Graduação em Matemática da universidade (posmat.ufabc.edu.br). Por lá será possível acompanhar detalhes sobre as disciplinas oferecidas, corpo docente (permanente e colaborador) e a descrição das linhas de pesquisa a serem seguidas pelos candidatos. O programa tem duração média de três a quatro anos para conclusão.

Além dos dois bacharelados (Ciências e Tecnologia e Ciências e Humanidades), a instituição de ensino conta com o programa de mestrado em Matemática desde 2008 e, atualmente, há cerca de 20 alunos participantes. Neste caso, a conclusão demora, em média, dois anos. Além deste, a UFABC oferece mestrado em outras 18 áreas: biossistemas, Biotecnociência, Ciência da Computação, Ciência e Tecnologia/Química, Ciência e Tecnologia Ambiental, Ciências Humanas e Sociais, Energia, Engenharia Biomédica, Engenharia da Informação, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica, Ensino, História e Filosofia das Ciências e Matemática, Evolução e Diversidade, Física, Nanociências e Materiais Avançados, Neurociência e Cognição, Planejamento e Gestão do Território e Políticas Públicas.

Já para o doutorado, são ofertadas nove opções de cursos, como Biossistemas, Ciência e Tecnologia/Química, Ciências Humanas e Sociais, Energia, Evolução e Diversidade, Evolução e Diversidade, Nanociências e Materiais Avançados, Neurociência e Cognição e Planejamento e Gestão do Território.  



Quer receber em primeira mão as notícias das sete cidades do Grande ABC?

Entre no nosso grupo de WhatsApp. 
Clique aqui.
 

Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


Copyright © 1995-2017 - Todos direitos reservados

;