Setecidades Titulo Diário nos Bairros
Faltam ações de voluntariado no Jd. Atlântico

Evento leva diversão e serviços gratuitos para população do bairro de São Bernardo neste sábado, das 9h às 16h

Caroline Garcia
Especial para o Diário
16/08/2012 | 07:00
Compartilhar notícia


Não são somente áreas de lazer que estão em falta no Jardim Atlântico, em São Bernardo, palco da ação social do Diário neste sábado. Voluntários para os serviços gratuitos oferecidos à população do bairro também são escassos. E até as próprias atividades são desconhecidas pela comunidade, que é carente.

A monitora escolar Ana Lúcia de Lima, 48 anos, trabalha como voluntária em centros de assistência aos usuários de drogas espalhados pela região. "Levo os alunos para cortar o cabelo. Pode parecer uma coisa simples, mas isso levanta a autoestima deles e os ajuda a sair do vício."

Segundo Ana Lúcia, no bairro há diversos centros de recuperação para adictos. São entidades que dão assistência às crianças carentes e moradores de rua, mas o trabalho realizado por elas é desconhecido da população. "São lugares que têm necessidade de ajuda, precisam de pessoas dispostas a ser voluntárias, mas os moradores daqui sequer sabem que essas entidades existem."

De acordo com os vizinhos, as atividades gratuitas e as oficinas oferecidas pela Prefeitura se concentram principalmente na Avenida Luiz Pequini. "As famílias mais carentes moram no morro e é difícil fazer a divulgação dos serviços ali, pois o local é dominado pelo tráfico de drogas", disse um morador, que preferiu não se identificar.

No sábado, Ana Lúcia terá mais uma função durante o Diário do Grande ABC nos Bairros. "Venho para cortar o cabelo das crianças e fazer drenagem linfática nas mulheres." A monitora também trabalhou na ação realizada no ano passado no Jardim Atlântico e afirmou que há bastante procura pelos serviços durante todo o dia. "Só dá tempo mesmo de parar e comer um lanchinho", brincou.

As atividades nas áreas de Lazer, Esporte e Saúde são gratuitas e ocorrem das 9h às 16h, na EE Prof. Walker da Costa Barbosa (Avenida Luiz Pequini, s/n). Além de brincadeiras para a criançada, o evento oferece diversos tipos de atendimentos para toda a família, como corte de cabelo, testes de glicemia e aferição da pressão arterial.

Essa edição tem patrocínio da GreenLine, Sabesp e Ecovias.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;