Cultura & Lazer Titulo Feminino
À Flor da Pele para criar arte e gerar a vida

Exposição na Casa do Olhar, em Santo André, reúne trabalho de 33 artistas plásticas

Ângela Corrêa
Do Diário do Grande ABC
05/04/2014 | 11:34
Compartilhar notícia
André Henriques/DGABC


 Em que momento as emoções tomam o controle da razão? A partir dessa pergunta, lançada cinco meses atrás, as curadoras Altina Felício e Flávia Robles Dotto desafiaram artistas plásticas a criarem em diversas linguagens.

O resultado está na exposição À Flor da Pele, que abre hoje na Casa do Olhar, em Santo André. A mostra, que reúne o trabalho de 33 mulheres, abre à visitação do público a partir da amanhã e fica em cartaz até o dia 17 de maio.

“O momento em que ficamos à flor da pele é quando estamos criando e quando geramos a vida. Por isso pensei em reunir apenas artistas mulheres para trabalhar o tema”, explica Altina, que também expõe. A intenção era ocupar o espaço durante o mês de março, mas, por uma questão de agenda, não foi possível.

A abertura, hoje, das 13h às 17h, contará com as performances das artistas Ana Kalaydjian e Ângela Barbour. Ana aproveita a tradição familiar armênia e oferece aos convidados uma sessão de cafeomancia, na qual, ao observar as borras na xícara da qual a pessoa acabou de beber, interpreta seu futuro. A artista tem entre suas pesquisas o uso do pó de café como material artístico.

Já Ângela apresenta Esther, trabalho no qual conta histórias ao retirar objetos contidos em uma grande mala de viagem e exibi-los ao público.

Entre as obras reunidas estão desenhos, gravuras, pinturas, fotografias, instalações e até bordado, representado pelo trabalho delicado de Lita Magalhães, 84 anos. De Santo André, participa Cristina Bottallo, conhecida por seus trabalhos de pintura e artesanato. “Conseguimos formar um grupo bastante diversificado”, afirma Altina, que recebeu ainda o trabalho de duas artistas italianas, Nedda Bonini e Valeria Bertesina.

OFICINAS
Serão realizadas ainda oficinas no decorrer da exposição. Altina vai ministrar aulas de monotipia (técnica de impressão simples), Cristina Bottallo, de serigrafia, e, Zilamar Takeda, vai ensinar a confecção de buttons e outras técnicas têxteis.

À Flor da Pele Exposição. Abre hoje para convidados. Abre ao público amanhã. Na Casa do Olhar – Rua Campos Sales, 414. Centro. Tel.: 4992-7730. Até 17 de maio. Das 10h às 17h. Grátis.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;