Setecidades Titulo Economia de água
Campanha para economizar água tem crianças como foco

Casa da Água, no Parque Chico Mendes, aborda de maneira divertida o valor do elemento

Vanessa de Oliveira
23/03/2014 | 07:15
Compartilhar notícia
Nario Barbosa/DGABC


Os pequenos como agentes fiscalizadores de um dos bens mais preciosos que existem: a água. Essa é a proposta do DAE (Departamento de Água e Esgoto) de São Caetano na campanha que celebra o Dia Mundial da Água, comemorado ontem.

Visando conscientizar as crianças sobre a importância de preservar o elemento, foi instalada a Casa da Água, no Espaço Verde Chico Mendes (Avenida Fernando Simonsen, 566) no bairro Cerâmica, que funcionará até sexta, das 10h às 15h. No local, as crianças aprendem brincando, com jogos educacionais desenvolvidos por monitores. “Temos a certeza de que, conscientizando as crianças, elas multiplicam o conceito dentro de casa e acabam fiscalizando as ações dos pais”, ressaltou o diretor do DAE, Welington Kalil.

A criançada mostra que está cumprindo a tarefa. “Temos que fazer no presente o que não foi feito no passado, para ter um futuro melhor”, disse Matheus Mateussi, 11.

“Em casa, se alguém demora no banho, já chamo a atenção. Se economizarmos a água do planeta, a Terra irá nos agradecer”, falou Maria Clara Boralli, 8.

EM ALERTA

Os adultos também têm tomado consciência sobre a necessidade de não desperdiçar água. Com a estiagem histórica que atinge São Paulo, comprometendo em demasia o nível do Sistema Cantareira – que abastece 100% da cidade de São Caetano, o DAE fez ampla campanha e conseguiu baixar o consumo de água em 18%. Com isso, não sofreu diminuição de 15,5% no fornecimento imposta pela ANA (Agência Nacional de Águas) e Daee (Departamento de Águas e Energia Elétrica) à Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo).

O prefeito Paulo Pinheiro (PMDB) acredita que, daqui por diante, a economia de água será rotina. “As pessoas perceberam que a necessidade para captação de água vai ser cada vez maior. Além do problema climático que afeta os reservatórios, a população crescerá, então, todos devem evitar o desperdício.”

O nível do Sistema Cantareira segue em situação de alerta. Na tarde de ontem, o volume de água armazenado era de 14,6%. No mesmo período em 2013, estava com 60,7%.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;