Setecidades Titulo Polícia
Parceria é saída para queda da criminalidade, diz coronel

Comandante da PM na região diz que união entre polícias, poder público e sociedade é essencial

Natália Fernandjes
Do Diário do Grande ABC
20/03/2014 | 07:00
Compartilhar notícia
Nario Barbosa/DGABC


Em evento comemorativo pelos 39 anos de atuação do CPAM-6 (Comando de Policiamento de Área Metropolitano), responsável pelo Grande ABC, o comandante da PM (Polícia Militar) da região, coronel Mauro Cezar dos Santos Ricciarelli, destacou a importância de ações conjuntas para a redução dos índices de criminalidade. Segundo ele, a parceria entre as forças policiais e prefeituras, somada à participação da sociedade, garante o considerado sucesso da corporação.

“Essa conjunção de esforços faz com que o CPAM-6 esteja nesse nível de excelência da Polícia Militar no ABC”, ressalta Ricciarelli. Para o coronel, o essencial é dar continuidade ao trabalho que já vem sendo realizado pela corporação, que conta com seis batalhões, 20 companhias e 3.200 profissionais.

Em seu discurso, o coronel fez questão que apontar a queda nos índices de roubo e furto de veículos na região nos últimos dez anos – apesar das estatísticas mensais apontarem crescimento. De acordo com Ricciarelli, enquanto houve aumento de 93% da frota de veículos licenciados nas sete cidades no período (750 mil para 1,5 milhão), o número de casos de roubo e furto teve ligeira queda – passou de 28 mil para 24 mil.

“Vale dizer que o policiamento inteligente começou no Grande ABC em 2005. Hoje a PM mapeia as áreas de maior índice criminal para atacar pontualmente e não dá mais trombadas com os marginais”, diz. A tecnologia é essencial para a manutenção da segurança, tendo em vista a área de abrangência do Grande ABC. “É uma região pujante, tem muitas empresas e cresce mais a cada dia, o que infelizmente traz criminalidade”, observa.

A cerimônia realizada na noite de ontem no Cenforpe (Centro de Formação dos Professores), em São Bernardo, também homenageou policiais que se destacaram em 2013. “Posso dizer que nossos policiais estão comprometidos com a sociedade”, garante o comandante.

Ao fim do evento, teve início Operação Força Total em diversos pontos da região. A ação reúne viaturas da Força Tática e Rocam (Ronda Ostensiva com Apoio de Motocicletas) para o combate de crimes como roubo e furto de veículos, tráfico de drogas, homicídios e latrocínios.
 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;