Setecidades Titulo São Bernardo
Rudge Ramos sofre com falta de manutenção

Ruas parecem colcha de retalhos, com falhas no asfalto; praça tem mato alto e insegurança

Vanessa de Oliveira
Do Diário do Grande ABC
18/03/2014 | 07:05
Compartilhar notícia


 Colcha de retalhos. É essa a impressão que se tem ao andar pelas ruas do Rudge Ramos, em São Bernardo. As vias receberam intervenções do projeto Drenar, cujo objetivo é reduzir os transtornos causados pelas enchentes na região.

Para execução dos serviços, o asfalto precisou ser quebrado em longas extenções para instalação de tubulação e galerias. As ruas Afonsina e Brasil, e suas travessas, e a Avenida Vivaldi são alguns exemplos. Buracos e cobertura se desfazendo, ou desnivelada por conta dos remendos, compõem o cenário. “O reparo ficou irregular. Com o fluxo de veículos a tendência é piorar. Pelo tamanho da obra, remendar sempre é complicado; o ideal seria recapear”, disse o aposentado Paulo Celso Micheloni, 57.

Comerciante há três décadas na Rua Afonsina, José Marcelino de Araújo Lima, 52, atribui o problema à má qualidade do asfalto. “É tampar o buraco e dois dias depois o chão afunda. Teve gente que já perdeu roda de carro por isso. O material utilizado deve ser de segunda linha”.

De acordo com a Secretaria de Serviços Urbanos, os reparos no asfalto já tiveram sua primeira etapa concluída, e servirão de base para o futuro recapeamento, que será realizado assim que as obras na região forem concluídas. A Prefeitura, no entanto, não informou prazos. 

PARQUES

Assim com as ruas, pontos de lazer do bairro também estão sofrendo com a falta de manutenção. A beleza do Parque Salvador Arena e da Praça dos Meninos está sendo tomada pelo mato, em excesso devido à falta de corte, deixando os locais com aspecto de abandono. Segundo a Prefeitura, a manutenção acontece a cada 45 dias e já está programada para ser realizada nesses dois locais nos próximos dias.

No caso da Praça dos Meninos, os frequentadores também reclamam da falta de segurança, apesar da presença da GCM (Guarda Civil Municipal). “Não adianta o guarda ficar na guarita, tem que circular pelo parque”, falou Edson Carvalho, 67, morador do Rudge Ramos há quatro décadas.

A Secretaria de Segurança Urbana informou que há guardas-civis escalados para atendimento na Praça dos Meninos, sendo fixos no período diurno (dois por plantão) e rondas preventivas com viaturas no período noturno. A denúncia de que o GCM fica dentro da guarita será apurada, informou a Prefeitura, frisando que a orientação é para circular na praça com objetivo de inibir e coibir delitos ou práticas antissociais.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;