Direitos do consumidor Titulo Consumidor
Como funcionam os programas de milhagens?

Clientes da empresa aérea ganham pontos correspondentes à distância percorrida em voos, após uma determinada quantidade são adquiridas passagens aéreas

Idec
28/02/2014 | 07:07
Compartilhar notícia


Os programas de milhagens são serviços comuns oferecidos por companhias aéreas para recompensar seus clientes por sua fidelidade. Geralmente, os clientes da empresa aérea ganham pontos correspondentes à distância percorrida em seus voos. Ao atingir uma determinada quantidade, o cliente pode adquirir passagens aéreas, facilidades ou outros produtos e serviços com seus pontos. Além das próprias empresas aéreas, diversas operadoras de cartão de crédito também têm seus programas de fidelidade, que funcionam de forma semelhante. Quanto mais você usa o cartão, mais pontos acumula. Uma quantidade ‘x’ de pontos lhe dá direito de trocar por produtos ou serviços. Mas quais as regras para esse tipo de troca? Separamos algumas recomendações que respondem às dúvidas mais comuns para orientar os consumidores.

É importante lembrar que o acúmulo de milhas, ou pontos que viram milhas, para viagens ou produtos e serviços, são artifícios promocionais das empresas, portanto, as condições de participação podem variar em cada companhia.

Para o Idec (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor), o consumidor deve consultar a situação de seu programa de milhagem ou de pontos acumulados no cartão de crédito para poder resgatar o prêmio antes do cancelamento. As regras dos programas de milhagem e de pontos mudam de acordo com cada empresa, por isso é importante ler as regras e cláusulas dos contratos assinados.

DÚVIDAS - Depende do programa. De um modo geral, há a proibição da transferência de milhas, mas, algumas empresas aéreas, já vêm permitindo a transferência e o compartilhamento entre os usuários, cobrando uma taxa por ponto ou milha transferida. No caso do compartilhamento, mediante uma taxa – além de uma tarifa adicional, em alguns casos, por pessoa incluída na rede de compartilhamento –, o usuário pode liberar o uso dos pontos com um limitado número de pessoas. Consulte as empresas para saber suas regras específicas.

DICAS - Filie-se aos programas das empresas que operam nos trechos para os quais você gostaria de viajar. Agrupe seus pontos em uma única companhia aérea. Programe-se para fazer viagens mais longas com as milhas. Às vezes, uma passagem para o RJ demanda o mesmo número de pontos que uma para Belém do Pará.

Antes da viagem, também é muito importante que o consumidor leia o contrato atentamente e se informe sobre todas as condições do período em que pretende utilizar as suas milhas. Se quer viajar em um feriado ou nas férias escolares, por exemplo, emita sua passagem com bastante antecedência.

Fique atento às promoções. É possível conseguir passagens para destinos interessantes usando poucas milhas. O Idec também orienta que o consumidor verifique sempre o seu extrato de pontos para saber a data em que eles vão expirar, assim como se as milhas foram creditadas ou descontadas corretamente.
 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;