Setecidades Titulo Carnaval 2014
S.Caetano será tema de desfile no Anhembi

Imperador do Ipiranga contará história da cidade em desfile do grupo de acesso no domingo

Natália Fernandjes
Do Diário do Grande ABC
28/02/2014 | 07:00
Compartilhar notícia
Nario Barbosa/DGABC


Reconhecida nacionalmente pelo elevado IDH (Índice de Desenvolvimento Humano), São Caetano também será destaque no Carnaval paulistano. Neste ano, a cidade será tema do enredo da escola de samba Imperador do Ipiranga, que se apresenta entre as oito agremiações do Grupo de Acesso da Capital, na segunda-feira, a partir da 0h20.

A ideia do carnavalesco Fernando Dias, 42 anos – 20 de Carnaval –, é mostrar ao público presente no Anhembi. Os quatro Deuses Encantados sob as Bênçãos de São Caetano do Sul, em apresentação que promete ser imponente e inovadora. Serão quatro carros alegóricos, 21 alas e cerca de 1.800 componentes cantando o samba-enredo, cujo refrão diz: “Imperador vem coroar...emocionar/Salve, São Caetano...seu povo gentil/Cidade futura do meu Brasil”.

O carro abre-alas trará o santo que dá nome à cidade ao lado de anjos, anunciando o Eldorado são-caetanense. O início, segundo o carnavalesco, será a parte mais majestosa do desfile. “Vamos retratar desde a chegada dos índios escravizados, os imigrantes e monges, responsáveis pela criação da cidade, até a importância das indústrias e empresas para que o município chegasse a esse exemplo de qualidade de vida que é hoje”, observa Dias.

O segundo carro alegórico mostrará desde os fornos da Indústrias Matarazzo até as vias e veículos que representam a General Motors, montadora da cidade. A terceira alegoria retratará a Igreja Matriz e a tradicional festa junina, com barraquinhas de comidas típicas e apresentação de quadrilha. Para coroar o desfile, o carnavalesco escolheu mostrar a sede do poder municipal em meio à natureza, com representação do Palácio da Cerâmica e do Parque Chico Mendes.

Outros segmentos serão destacados nas alas, como o esporte. “Além de ressaltar a paixão da cidade pelo Azulão, time que leva o nome de São Caetano, vamos dedicar uma ala aos atletas olímpicos, como o Arthur Zanetti, observa o carnavalesco.” “Mandamos convite para o técnico dele, mas nos informaram que infelizmente ele teria competição neste período”, diz.

Nesta fase final de trabalhos, considerada a mais cruel por Dias, estão sendo feitos os últimos reparos e acabamentos nas alegorias, já estacionadas em área próxima ao Anhembi. Além da tarefa de controlar a ansiedade e driblar o cansaço, não pode faltar a fé em São Pedro, pedindo para que a chuva só caia depois que a Folia toda acabar.

Agremiação briga por vaga na elite da Folia há quatro anos

Para alcançar a meta de subir para o grupo de elite, depois de quatro anos consecutivos desfilando no Grupo de Acesso, a Imperador do Ipiranga não economizou. “Estamos gastando cerca de R$ 900 mil, sendo apenas R$ 400 mil de subvenção”, observa o diretor de carnaval, Vagner Siqueira. Segundo ele, o diferencial da agremiação neste ano foi apostar no carnavalesco e nos carros alegóricos.

Apesar de apoiar a escola vizinha, a Prefeitura de São Caetano não ajudou financeiramente, segundo Siqueira. “Eles justificaram que a cidade não terá Carnaval por falta de verba”, observa. De acordo com o diretor, cerca de 400 moradores de São Caetano, entre eles integrantes das escolas de samba da cidade, devem participar do desfile.

Orgulho

Para o prefeito de São Caetano, Paulo Pinheiro (PMDB), a cidade se orgulha de ser homenageada em uma das grandes manifestações culturais do País. “Nosso município tem uma história muito rica, que merece ser contada por essa agremiação”, ressalta. Apesar disso, o chefe do Executivo municipal não participará do desfile.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;