Setecidades Titulo São Bernardo
MP leva atendimento a moradores do pós-balsa em São Bernardo

Promotoria comunitária vai atender população a partir da próxima semana, uma vez por mês

Natália Fernandjes
Do Diário do Grande ABC
27/02/2014 | 07:00
Compartilhar notícia


 A partir da semana que vem, a comunidade de cerca de 11 mil moradores da região do pós-balsa, em São Bernardo, terá acesso ao atendimento gratuito e aos serviços do MP (Ministério Público). Isso porque o órgão estadual acaba de instalar promotoria comunitária no bairro Tatetos, destinada a receber as demandas individuais e coletivas da população.

A iniciativa partiu do promotor da Vara de Infância e Juventude da cidade, Jairo Edward de Luca, por meio de parceria com a ONG (Organização Não Governamental) Aldeias Infantis SOS Brasil, que realiza trabalho na região há cerca de 40 anos. “Já faz tempo que sei que a comunidade do pós-balsa não tem acesso ao serviço. Com investimento zero, a procuradoria equipou com móveis e computador”, observa.

Os atendimentos serão realizados toda a segunda terças-feira do mês, a partir do dia 11, entre 9h e 12h. Haverá escala entre os promotores que atenderão a população e farão os devidos encaminhamentos. “Qualquer pessoa da comunidade pode procurar. Atenderemos qualquer demanda que justifique a intervenção do MP, como problemas de família, vulnerabilidade de crianças, idosos, problemas de saúde, meio ambiente”, exemplifica o promotor.

De acordo com a subgestora nacional da ONG Aldeias Infantis, Eliane Reis, a organização cedeu espaço que já havia sido construído para uso da comunidade. “Uma das nossas propostas é fazer com que a população tenha acesso aos serviços oferecidos na cidade”, revela. A ONG realiza dois tipos de trabalho: mantém três casas abrigo para 27 crianças e atende 160 crianças com idade entre 1 e 14 anos em ações de fortalecimento familiar e comunitário.

Para a líder comunitária do bairro Santa Cruz, Aldemira da Cruz Pinto, 70, o benefício poderia ter chegado há mais tempo à região carente. “Temos diversos problemas por aqui e as pessoas acabam me procurando por não ter condições de se dirigir até o Centro da cidade, longe cerca de duas horas”, comenta. Entre os principais problemas, ela destaca a existência de menores infratores, crianças fora da escola e famílias em situação de pobreza.

A sede da promotoria comunitária pós-balsa fica na Rua Ernesto Zabeu, 200, bairro Tatetos. Mais informaçõespelo telefone 4354-0272.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;