Fechar
Publicidade

Terça-Feira, 19 de Outubro

|

Max º Min º
Clima da Região Trânsito Assine Clube do Assinante Diário Virtual Login

Setecidades

setecidades@dgabc.com.br | 4435-8319

Favorita, Seci vai exaltar o lado alegre da história africana

Ricardo Trida/DGABC Diário do Grande ABC - Notícias e informações do Grande ABC: Santo André, São Bernardo, São Caetano, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra

Agremiação do Jardim Rina reconta caminhada do povo negro pela ótica dos festejos


Rafael Ribeiro
Do Diário do Grande ABC

23/02/2014 | 07:00


A trajetória é histórica. Desde a conquista do Grupo de Acesso, em 2004, a Seci cravou de vez seu nome entre as favoritas do Carnaval de Santo André: foram quatro vitórias em sete anos de disputa.

E neste ano, para tentar recuperar o título perdido em 2013, a aposta é a história africana.

Mas o enredo Afoxé é cortejo é ritual, a Seci é festa é Carnaval está longe de ser algo usual nos desfiles sobre a vida do povo negro.

Segundo o presidente Ricardo Bastos Pereira, o Rica, os foliões podem esquecer narrativas sobre a escravidão. “É parte da história, mas não a parte triste. A gente deseja falar de alegria, de festa. Queremos um Carnaval mais alegre.”

Temas como as religiões com matrizes africanas serão comentados, mas não aprofundados. Rica enfatiza que desde a metade do ano passado, quando começaram os trabalhos, a ideia é realmente direcionar o público ao ambiente das celebrações. “Queremos mostrar aquele homem que, mesmo escravo, na senzala, ainda fazia festa.”

O terceiro lugar no ano passado, obtido diante de muito sacrifício por causa das chuvas, ainda não foi esquecido. Mas se a expectativa é sempre a melhor, Rica quer que os 400 componentes que desfilarão esqueçam o favoritismo.

“O campeonato é consequência do reconhecimento que temos do bairro, das pessoas daqui saberem que têm uma escola que as representa”, disse.
 



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


Copyright © 1995-2017 - Todos direitos reservados

;