Economia Titulo Sindical
Negociação salarial dos profissionais de TI será definida no Judiciário

Sindicato espera que decisão da Justiça
acompanhe resultados de acordos já fechados

Pedro Souza
Do Diário do Grande ABC
22/02/2014 | 07:30
Compartilhar notícia


A decisão sobre a campanha salarial dos trabalhadores do segmento de informática está nas mãos da Justiça. Ontem, em audiência conciliatória no TRT (Tribunal Regional do Trabalho), o Sindpd (Sindicato dos Trabalhadores em Tecnologia da Informação do Estado de São Paulo) não chegou a um acordo com o Seprosp (Sindicato das Empresas de Processamento de Dados e Serviços de Informática do Estado de São Paulo). O Judiciário, porém, determinou o fim da paralisação dos trabalhadores, que durou só um dia, pois teve início ontem.

“Por isso vai para julgamento”, garantiu o presidente do Sindpd, Antonio Neto. Ele explicou que o sindicato patronal chegou a oferecer reajuste salarial de 7%, sendo 8% para os pisos salariais e PLR (Participação nos Lucros e Resultados) para empresas com mais de dez funcionários. A categoria, no entanto, não aceitou.

“Nós já fechamos com 76 companhias, e estamos em conversas finais com mais 70, com acordos que preveem reajuste salarial de 7,5%, sendo 8% para o piso, vale-alimentação de R$ 15 por dia e PLR em todas as firmas”, explicou Neto.

Ele calcula que o Estado tenha 7.800 empresas do setor, tendo em vista que 80% dos empregados estão em 500 de grande porte – dessas, 15 estão no Grande ABC. Na região, estima Neto, há mais 80 pequenas firmas e profissionais de TI espalhados em outros segmentos.

“Acredito que o julgamento aconteça dentro de um mês. Mas várias companhias já estão nos ligando para fechar o acordo, como fizemos com as outras 76 companhias”, disse Neto. A categoria reúne cerca de 16 mil trabalhadores no Grande ABC e 110 mil no Estado.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;