Setecidades Titulo Educação
Diadema adota Sistema
Sesi para melhorar Ideb

Parceria inclui material didático e formação de
educadores; serão beneficiadas 32 mil crianças

Natália Fernandjes
Do Diário do Grande ABC
12/02/2014 | 07:00
Compartilhar notícia
Marina Brandão/DGABC


A Prefeitura de Diadema e o Sesi-SP (Serviço Social da Indústria de São Paulo) oficializaram, na tarde de ontem, parceria para implementação do Sistema Sesi de Ensino na cidade. Com investimento de R$ 2,8 milhões anuais – R$ 115,75 por aluno – o município tem meta de melhorar a qualidade da educação oferecida e, com isso, avançar no Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica).

Conforme explica o secretário de Educação de Diadema, Marcos Michels, o objetivo é aumentar a atual nota do Ideb da cidade – 5,4 – para a casa dos 7 no primeiro ciclo do Ensino Fundamental. A rede de ensino Sesi teve nota 7,4 no último índice divulgado, em 2012. Os resultados são conhecidos a cada dois anos.

O convênio inclui desde oferta de material pedagógico e tecnologia da rede Sesi até a formação dos 245 gestores e 955 educadores de Diadema a partir deste ano letivo, que teve início no dia 4. Os diretores e coordenadores pedagógicos receberão 351 horas de capacitação e os professores, 216 horas. Os trabalhos terão início em março, no entanto, já estão sendo realizadas reuniões preparatórias.

Serão beneficiados alunos com idade entre 4 e 10 anos, desde a pré-escola até o primeiro ciclo do Ensino Fundamental (1º ao 5º ano) em 84 unidades de ensino – 24.498 crianças. “Consideramos que todos os 32.256 alunos atendidos pela rede (com idade entre zero e 10 anos) serão beneficiados com o projeto porque as professoras das creches também passarão por formação”, explica o secretário.

Além de ser a única cidade do Grande ABC a adotar o sistema de ensino oferecido pela entidade, Diadema é a primeira a implantar a medida no Ensino Infantil e será a maior rede atendida pelo sistema em todo o Estado.

“É importante destacar que não estamos privatizando a Educação e sim qualificando. Teremos uma diferença notável. A gente tinha um Fusca e, agora, estamos oferecendo um Vectra”, comparou o prefeito Lauro Michels (PV).

O Sistema Sesi de Ensino já é oferecido em 21 municípios do Estado, beneficiando cerca de 100 mil alunos de 415 escolas. Outros 951 gestores e 6.379 professores já passaram por formação. “Nosso objetivo é contribuir com a qualidade da Educação no Estado e nossa meta é seguir crescendo gradativamente de acordo com a demanda”, destaca o presidente do Sesi-SP e da Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo), Paulo Skaf (PMDB).

O secretário de Educação destaca ainda que a melhoria da qualidade da Educação depende de um conjunto de ações, além do avanço pedagógico e formação continuada de professores e gestores. “Temos o programa Cidade na Escola, que oferece atividades no contraturno escolar duas vezes por semana, o projeto Trato na Escola, que prevê reforma e manutenção dos prédios escolares, e vamos assumir a produção da merenda, que era terceirizada”, diz.

Projeto pedagógico visa formação integral e busca por autonomia

Um dos pilares do Sistema Sesi de Ensino é promover o desenvolvimento do aluno de maneira integral, com destaque para o incentivo à autonomia do indivíduo. Isso é o que explica o diretor de Educação e Cultura do Sesi-SP, Fernando Antônio Carvalho de Souza. “O aluno autônomo é aquele que assume a responsabilidade pelo próprio aprendizado e se torna protagonista nesse processo”, exemplifica.

O processo de formação de cidadãos pressupõe que a criança transporte a responsabilidade desenvolvida para outras áreas da vida. Para isso, a relação entre docente e estudante merece destaque, segundo Souza. “O professor não tem a responsabilidade de apenas dar aula, mas acompanhar o aprendizado, observar se a expectativa foi atingida para saber se dá prosseguimento ao conteúdo ou retoma à aula anterior”, considera.

A participação dos pais na rotina escolar é outro ponto considerado importante pelo secretário de Educação de Diadema, Marcos Michels. “Estamos trazendo elementos que fazem com que o aluno resgate a vontade de estudar, mas não adianta fazer todo esse esforço se os pais não participarem”, destaca.

Segundo ele, estão sendo realizadas reuniões com as famílias para apresentar o Sistema Sesi de Ensino e pedir colaboração.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;