Economia Titulo
FGV: confiança do comércio cai no trimestre até janeiro
31/01/2014 | 08:26
Compartilhar notícia


O Índice de Confiança do Comércio (Icom), divulgado pela Fundação Getulio Vargas (FGV), nesta sexta-feira, 31, caiu 1,6% na comparação com igual período de 2013. Em dezembro, a taxa trimestral interanual ficou em -3,0%. O resultado é o melhor desde o trimestre findo em fevereiro de 2013, quando o índice caiu 0,9% em relação a igual período do ano anterior.

"O resultado geral da pesquisa sinaliza um ritmo de atividade moderado para o setor ao início de 2014, sustentado por expectativas mais otimistas em relação aos meses seguintes", informou a FGV, em nota. No trimestre até janeiro, o Icom ficou em 124,0 pontos, contra 126,1 pontos registrados em igual período de 2013.

O Índice da Situação Atual (ISA-COM) do trimestre findo em janeiro teve queda de 5,5% em relação ao mesmo período do ano anterior. Em dezembro, a variação havia sido de -6,4% na mesma comparação. Na média do trimestre terminado em janeiro, 22,8% das empresas consultadas avaliaram o nível atual de demanda como forte (contra 25,4% em igual período do ano anterior), e 18,8% como fraca (contra 15,3% na mesma base de comparação).

Já o Índice de Expectativa (IE-COM) subiu 1,4% no trimestre até janeiro, melhor ante a queda de 0,4% nos três meses até dezembro.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;