Setecidades Titulo Fim de ano
Animais tomam até calmante para controlar medo de fogos

Réveillon é pior data do ano para protetora que tem mais de 300 bichos em Ribeirão Pires

Camila Galvez
Do Diário do Grande ABC
30/12/2013 | 07:00
Compartilhar notícia
Nario Barbosa/DGABC


Seu bichinho de estimação tem medo de fogos de artifício? Ele sofre na virada do ano? Imagine só a situação num abrigo onde há 287 cães e 53 gatos. É isso o que vive a protetora de animais de Ribeirão Pires Maria Cecília Bentini, 53 anos. Alguns precisam até de calmante para conseguir enfrentar a bateria de rojões e bombas característica do Réveillon. “É o pior dia do ano para mim”, garante a cuidadora.

A veterinária especializada em cardiologia Luciane Martins afirma que cada animal reage de uma forma aos fogos. Alguns correm, outros se escondem, outros latem, mas algo acontece em comum com todos eles: o medo. “Os pets podem ter problemas de saúde por causa dos fogos, principalmente se tiverem histórico de cardiopatias ou epilepsia, entre outras doenças.”

Maria Cecília enfrentou a perda de um animal do abrigo como consequência dos rojões de Ano-Novo. “Ele teve um AVC (acidente vascular cerebral) por conta do desespero e morreu poucos dias depois.”

Para tentar evitar o problema, Maria Cecília passa a noite toda no abrigo, de canil em canil, e procura acalmar os animais. “Dou petiscos e brinquedos para fazer com que eles associem o barulho com coisas boas, mas é difícil. Alguns precisam mesmo do calmante, receitado pelo veterinário.”

A protetora está certa. Segundo Luciane, o calmante só deve ser ministrado ao animal com orientação veterinária. “Isso porque o medicamento não pode ser só relaxante muscular, mas também ansiolítico, para diminuir a ansiedade do bicho. Senão o animal só diminui o estado de alerta, mas não o medo, o que pode fazer com que ele se machuque.”

Se seu bichinho de estimação tem muito medo de fogos, o ideal é que ele não passe a virada sozinho. “Quanto mais gente e sons tiverem na casa, mais distraído ele fica e, consequentemente, o barulho dos fogos diminui”, garante Luciane.

Para quem não tem opção e terá de deixar o animal sozinho, a veterinária indica atenção. “Prepare o local onde ele vai ficar. Garanta que o portão esteja fechado, para ele não fugir para a rua e ser atropelado. Também é necessário evitar deixar objetos no alto, que podem ser derrubados pelo cão e ocasionar acidentes.”

Maria Cecília também indica cautela com o bichinho de estimação, principalmente no caso de portões. “Nesta época do ano muitos animais fogem de casa por causa do medo dos fogos. Alguns são inclusive atropelados, pois correm pela rua sem olhar para nada apenas para fugir da fonte do barulho. E infelizmente nunca conseguem. Sou contra fogos de artifício em qualquer época do ano”, garante.
 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;