Economia Titulo
Confiança do comércio cai 3% no trimestre até dezembro
27/12/2013 | 09:00
Compartilhar notícia


O Índice de Confiança do Comércio (Icom), divulgado nesta sexta-feira, 27, pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), caiu 3% no trimestre até dezembro, na comparação com igual período de 2012. Apesar do resultado ainda ruim, a queda desacelerou bastante, já que no trimestre encerrado em novembro a redução na confiança havia sido de 5,2%.

"O resultado foi influenciado pelo desempenho pontual em dezembro, indicando uma aceleração do nível de atividade do setor durante o período natalino acima do normal para a época do ano", informou a FGV em nota oficial. No trimestre até dezembro, o Icom ficou em 126,4 pontos, contra 130,3 pontos registrados em igual período do ano passado.

No varejo restrito, a taxa passou de queda de 5% no trimestre terminado em novembro para recuo de 1,8% nos três meses até dezembro (sempre na comparação com igual período do ano anterior). Já no varejo ampliado (que inclui veículos, motos e peças e material para construção), as taxas passaram de queda de 4,4% no trimestre até novembro para um recuo de 1,9% nos três meses até dezembro.

Entre novembro e dezembro, as variações evoluíram favoravelmente em quatro dos cinco subsetores pesquisados. No segmento de material para construção, a taxa saiu de +0,4% no trimestre até novembro para +0,7% no trimestre até dezembro. Já no setor de veículos, motos e peças a taxa passou de uma queda de 4,6% nos três meses até novembro para um recuo de 4,7% no trimestre findo em dezembro.

O Índice da Situação Atual (ISA-COM) do trimestre findo em dezembro teve queda de 6,4% em relação ao mesmo período do ano anterior. Em novembro, a variação havia sido de -9,8% na mesma comparação. Na média do trimestre terminado em dezembro, 23% das empresas consultadas avaliaram o nível atual de demanda como forte, e 17,8% como fraca. Já o Índice de Expectativa (IE-COM) caiu 0,3% no trimestre até dezembro, uma melhora ante a queda de 2,2% nos três meses até novembro.

No comércio atacadista, houve melhora na percepção dos empresários. No trimestre até novembro, a queda era de 6,9%, mas nos três meses até dezembro passou para um recuo de 5% (sempre na comparação com igual período de 2012).

A FGV destacou que "o resultado favorável de dezembro fez com que os indicadores

de confiança retornassem à distância interanual observada em meses anteriores, sinalizando que o setor chega na virada do ano de 2014 moderadamente aquecido".




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;