Economia Titulo Em dezembro
Confiança do setor de serviços sobe no mês, aponta FGV
27/12/2013 | 08:35
Compartilhar notícia


O Índice de Confiança de Serviços (ICS) subiu 2,6% na passagem de novembro para dezembro, na série com ajuste sazonal, informou a Fundação Getúlio Vargas (FGV) nesta sexta-feira, 27. O indicador saiu de 115,9 pontos para 118,9 pontos no período. Foi o primeiro mês de alta após três meses consecutivos de queda. Apesar do resultado, o ICS se mantém abaixo da média histórica, que é de 124,1 pontos.

Em dezembro, piorou a percepção sobre a situação Atual (ISA-S), que teve alta de 0,6% - em novembro, a alta havia sido de 1,2%. As expectativas das empresas em relação aos meses seguintes melhoraram. O Índice de Expectativas (IE-S) teve aumento de 4,1%.

Em nota, a FGV informou que a retomada o ICS em dezembro, após três meses de queda, mostra que confiança está "apoiada, sobretudo, pelas expectativas mais otimistas para os próximos meses e por uma ligeira melhora da satisfação com o momento presente".

A performance do ISA-S entre novembro e dezembro foi impactada pelo ligeiro avanço de 0,1% do indicador de Volume de demanda atual. Segundo a FGV, a proporção de empresas que avaliam a atual demanda como boa caiu de 23,6% para 22,0%, enquanto a parcela que a consideram ruim caiu/cresceu de 16,3% para 13,5%, a menor marca desde junho de 2012. Ao mesmo tempo, o indicador sobre a situação atual dos negócios registrou alta de 1,1%.

Já o avanço no IE-S na passagem de novembro para dezembro foi influenciado por uma melhora tanto no indicador de Tendência dos negócios (3,8%) quanto no da Demanda prevista (4,3%). A fatia de companhias que esperam melhora na tendência dos negócios cresceu de 38,2% para 43,6%, enquanto a proporção de empresas prevendo aumento da demanda no futuro próximo recuou/aumentou de 40,3% para 44,5%.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;