Setecidades Titulo História
Museu andreense reúne acervo de 70 mil itens

Dr. Octaviano Armando Gaiarsa, que dá nome ao espaço, foi um dos principais doadores

Camila Galvez
Do Diário do Grande ABC
17/12/2013 | 07:00
Compartilhar notícia
Orlando Filho/DGABC


O Museu Municipal de Santo André Dr. Octaviano Armando Gaiarsa não tem este nome à toa. Parte do acervo de 70 mil itens, entre livros, fotos, peças e documentos, foi doada pelo médico e historiador, que nasceu no dia 10 de julho de 1911, estudou no então Grupo Escolar entre 1917 e 1921 e, desde 2005, ocasião de sua morte, dá nome ao prédio, que passa por manutenção desde quinta-feira. O objetivo é garantir a segurança e acessibilidade das mais de 2.000 pessoas que visitam mensalmente o espaço.

Um dos cinco filhos do médico, o administrador de empresas Angelo Gaiarsa Neto, 74 anos, lembra com carinho da ocasião em que a Câmara aprovou, por unanimidade, a Lei número 8764, de 18 de outubro de 2005, que homenageia o doutor Octaviano. O projeto foi de autoria da então vereadora Dinah Zekcer. “Minha família conseguiu reunir, na ocasião em que o museu foi nomeado, os então quatro prefeitos vivos de Santo André: Clóvis Sidney Thon, Newton da Costa Brandão, Lincoln Grilo e o chefe do Executivo da época, João Avamileno.”

Angelo acredita que a principal razão da homenagem a seu pai, que também foi vereador de Santo André entre 1949 e 1952, escritor e jornalista, é o interesse que ele possuía pela história da cidade onde nasceu e viveu. “Ele doou muitas fotos e livros que tinha ao museu ainda em vida.”

Os itens, e outros 1.750 que foram doados ao longo deste ano por moradores da cidade, integram o acervo, conforme explica a gerente do museu, Fátima Leal. “Além dos visitantes, muitos deles estudiosos que utilizam nosso banco de dados, realizamos 2.233 atendimentos diretos a crianças e adolescentes por meio da Ação Educativa e Cultural”, destaca Fátima.

Foram realizados ainda, em 2013, 15 palestras, quatro oficinas, cinco apresentações musicais, uma contação de histórias, 602 atendimentos na biblioteca especializada, 1.368 imagens cedidas a historiadores e 1.292 pessoas atendidas com visitas mediadas. Além disso, foram montadas três exposições fora do espaço do museu, uma na sala especial aberta à sociedade civil, duas exposições de longa duração e duas em parceria com a iniciativa privada.

HISTÓRICO

O prédio, que completa seu centenário no ano que vem, foi inaugurado em 1914 como o primeiro Grupo Escolar do Grande ABC. Foi construído em forma de ‘U’, interligado por um alpendre, com pátio interno e salas de aula. Foi tombado em 1992 pelo conselho do patrimônio municipal e, em 2002, pelo órgão estadual.

A escola foi transferida para outra edificação em 1978 e, em agosto de 1990, o museu passou a ocupar o prédio. A estátua de Minerva, em bronze e produzida na Itália, ocupa o jardim frontal desde a década de 1990. Foi doada pelo farmacêutico José Brancaglione e representa a glorificação da indústria e do trabalho. “Com todo o seu acervo e importância histórica, o museu tem se dedicado ao objetivo de promover a difusão do relevante patrimônio cultural andreense e também regional”, garante a gerente do espaço.

Durante o período de manutenção, o museu permanecerá aberto ao público, de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 16h30 e, aos sábados, das 9h às 14h30. Toda primeira quarta-feira do mês, funciona até as 21h. O endereço é Rua Senador Flaquer, 470, Centro. A entrada é gratuita. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;