Claúdio Conz Titulo Construção civil
Balanço do ano

Vamos encerrar 2013 crescendo o dobro do PIB do País.
Acho que conseguimos fazer a nossa parte

Cláudio Conz
05/12/2013 | 07:30
Compartilhar notícia


Mais um ano vai chegando ao fim e o setor da construção, apesar dos apertos e das dificuldades vividas por todos os segmentos da economia, tem mais uma vez destaque e ajuda o Brasil a prosperar. Vamos encerrar 2013 crescendo o dobro do PIB do País. Acho que conseguimos fazer a nossa parte.

Como associação de classe, a Anamaco, entidade da qual sou presidente, representa hoje 139 mil lojas da construção em todo o território nacional. São pequenos, grandes e médios lojistas, lojas segmentadas e atacadistas que batalharam para manter o comércio aquecido, geraram emprego e renda. O “construbusiness”, cadeia da qual fazemos parte, representa hoje 13% do PIB brasileiro e emprega 15 milhões de pessoas, sendo 4 milhões diretamente, com um expressivo poder multiplicador sobre demanda doméstica, e um mínimo viés importador, com um superávit comercial de cerca de US$2,5 bilhões ao ano entre bens e serviços.

O nosso papel como associação de classe é desenvolver ações junto ao poder público apresentando sugestões e projetos que têm por objetivo aumentar as vendas de material de construção, promovendo o desenvolvimento do setor e do país como um todo. A Anamaco também realiza discussões em torno de assuntos que podem interferir diretamente na cadeia produtiva da Construção, como questões ligadas à tributação, projetos de lei etc. Neste sentido, venho participando ativamente representando nosso setorno Conselho Curador do FGTS, no Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social da Presidência da República e no Grupo de Avanço da Competitividade.

Além disso, durante todo o ano a Anamaco trabalhou duro para desenvolver o setor de dentro para fora. Aí tiveram destaque nossos projetos para a qualificação de mão de obra. Dispomos de uma loja modelo, a Loja Escola da Anamaco, que oferece uma série de cursos e treinamentos com o objetivo de qualificar o trabalhador do nosso segmento. Assim, cursos voltados para gestão – Logística, Marketing, Vendas –, bem como cursos voltados para o canteiro de obras – pintores, eletricistas, assentadores – fizeram parte de nosso calendário de eventos e com eles pudemos colaborar para transformar a vida de milhares de pessoas, ao mesmo tempo em que suprimos parte da carência de mão de obra.

Falando ainda em qualificação, a associação também dispõe de uma universidade corporativa, a Universidade Anamaco, que oferece cursos de gestão e MBA focado no comércio de material de construção. Dentro da universidade, temos a Academia de Vendas que, com seus treinamentos virtuais, leva o conhecimento para todo canto, inclusive lugares distantes. Atualmente, são mais de 6.000 alunos ativos on-line e off-line. A cada ano, nossa atuação neste campo é mais forte.

Com toda esta atividade, nosso setor deve fechar o ano com algo entre 4% e 4,5% de crescimento sobre o ano passado. Para o ano que vem, o setor deve crescer 6% no primeiro semestre e 8% no segundo, fechando 2014 com um desempenho 7,2% superior a 2013. Os números indicam que estamos no caminho certo e que teremos um ano de muito trabalho pela frente. Então, mãos à obra!
 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;