Sua Saúde Titulo Sua Saúde
Tireoidite de Hashimoto

Doença autoimune, com característica principal de inflamar a glândula tireoide

Leo Khan
Do Diário do Grande ABC
05/12/2013 | 07:00
Compartilhar notícia


Doença autoimune, com característica principal de inflamar a glândula tireoide, sendo causada por um erro do sistema imunológico. Nessa tireoidite o organismo fabrica anticorpos contra as células dessa glândula que provocam a sua destruição ou a redução da sua atividade, o que pode levar ao hipotireoidismo por diminuição na produção dos hormônios T3 e T4.

Apresenta um fator hereditário, sendo acometidas em média sete mulheres para cada homem e sua prevalência aumenta com o decorrer da idade, num processo lento e silencioso.

Não existe ainda uma explicação de como e por que o organismo começa a produzir anticorpos contra as células da tireoide, mas há hipóteses de que infecções virais ou bacterianas, a exposição a certos medicamentos e ao iodo, partos e fatores genéticos estejam envolvidos nesse processo.

O diagnóstico é realizado através da história clinica em conjunto com os sintomas como o aumento da glândula que se apresenta endurecida, lentidão dos reflexos e anemia. Utiliza-se ainda de exames complementares de sangue para dosar a quantidade dos hormônios tireoidianos T3 e T4, do hormônio TSH produzido na hipófise, que estimula o funcionamento da tireoide, e a presença de anticorpos antitireoide, alem de ultrassom da glândula.

SINAIS E SINTOMAS

Não existem sinais e sintomas típicos da tireoidite de Hashimoto, os mais comuns são:

- Astenia;

- Pele seca e fria;

- Dor nas articulações;

- Constipação intestinal;

- Alterações da menstruação;

- Ganho de peso;

- Intolerância ao frio;

- Perda de cabelo;

- Letargia;

- Edemas;

- Diminuição do apetite;

- Sonolência;

- Diminuição da freqüência cardíaca;

- Aumento do colesterol;

- Alterações menstruais e na potência e libido dos homens.

SAIBA MAIS

- O hipotireoidismo leva a ganho de peso, mas não é causa de obesidade.

É muito comum as pessoas justificarem sua obesidade pelo hipotireoidismo, quando na verdade essa condição leva ao ganho de apenas poucos quilos, e por retenção de líquidos e não por ganho de gordura.

- Ninguém ganha peso suficiente para ficar obeso só porque está com a doença.

- A obesidade só ocorre naqueles pacientes que já se encontravam em situação de sobrepeso anteriormente.

- O hipotireoidismo causado pela remoção ou irradiação da tireoide apresenta os mesmos sintomas do Hashimoto, com a diferença que seu início é abrupto e não progressivo.

- Em crianças a doença leva a um quadro de baixo crescimento e retardo mental chamado de cretinismo.

- Os hormônios tireoidianos são essenciais para o desenvolvimento do cérebro.

- Outra causa de hipotireoidismo é a carência de iodo, substância necessária para produção dos hormônios. Hoje existe suplementação de iodo no sal de cozinha e por isso, esse tipo é mais raro nas áreas urbanas.

- Sentir cansaço, intolerância ao frio e sonolência durante meses pode ser sinal de hipotireoidismo, procure um médico para avaliação.

*Se você tem dúvidas sobre saúde, envie um e-mail para leo.kahn@uol.com.br ou visite o blog www.topblog.com.br/endocrino. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;