Cultura & Lazer Titulo Especial
Conscientização com
a ajuda de desenhos

Ilustradores da região alertam em campanha
para questões ligadas ao desperdício de água

Luís Felipe Soares
04/12/2013 | 07:10
Compartilhar notícia
Reprodução


A chegada do verão, que irá ocorrer no dia 21, faz com que questões ambientais sejam novamente trazidas à tona. Para conscientizar a população para certos assuntos em Santo André, o Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) lança hoje o projeto 'Água. Economizar é Fácil. Ficar Sem é Difícil'. A autarquia encomendou cinco vinhetas animadas que utilizam o talento de ilustradores da região para tratar de pautas ligadas ao combate ao desperdício de água na cidade, além de tratar de temas ligados aos perigos da época de chuva.

Entre os convidados para participar da campanha estão Fernandes e Seri, do 'Diário'. Eles emprestaram seus traços para fisgar, principalmente, os públicos infantil e jovem. “A ideia é atingir a molecada que está na internet, que assiste à TV e vai ao cinema. Além de aprenderem e ficar mais atentos, são eles que poderão dar bronca nos adultos. Estamos educando um novo público”, afirma Seri, cujo desenho aborda a forma de se jogar o lixo fora de maneira adequada e impedir que os resíduos largados resultem em enchentes. O andreense Gilmar também faz parte do time de artistas.

Os convidados receberam os storyboards prontos e tiveram de dar linhas e cores para as situações propostas. Cada quadro conta com diversas ilustrações desenvolvidas. O material desenhado foi passado posteriormente para um animador, cujo trabalho foi dar movimento aos personagens e itens, além de cuidar da trilha sonora.

A campanha fez com que Fernandes se aventurasse pela primeira vez em uma animação profissional. “Gostei da oportunidade. É uma área nova para mim, que tenho mais de 30 anos de carreira desenhando. Achei meio estranho quando me vi em uma animação, mas tentei dar personalidade ao projeto”, explica o morador de Santo André. Em menos de um minuto, o ilustrador chamou a atenção para o conserto correto de vazamentos em casa em áreas como o banheiro.

O objetivo do projeto é de que os vídeos sejam exibidos nas salas de cinema do Grande ABC a partir da segunda quinzena do mês e em postos de atendimento da autarquia. O desafio da campanha é mesclar o entretenimento com a diversão dos desenhos animados. “Apesar de parecer fácil, acaba sendo um trabalho bem complexo. Temos de passar a mensagem sem que as pessoas percebam”, diz Fernandes. “Colocamos poucas ideias nossas nas histórias até para não fugir da linha de raciocínio das vinhetas. Como são poucos segundos, é preciso ser direto, mas sem perder o humor”, completa Seri.
 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;