Palavra do Leitor Titulo Artigo
Planejamento é a chave para Mauá
Do Diário do Grande ABC
02/12/2013 | 08:41
Compartilhar notícia


Artigo

Com 425 mil habitantes, Mauá é densamente povoada, registra baixa renda per capita, Orçamento apertado e demandas sociais reprimidas. Nosso desafio é trabalhar duro para reverter esta realidade complexa e histórica. Em 12 meses, garantimos mais de R$ 500 milhões de recursos federais, conquistamos importantes recursos estaduais e renegociamos dívida antiga que vinha comprometendo a capacidade financeira. Colocamos a Saúde no caminho certo. Inauguramos a quarta Unidade de Pronto Atendimento, criamos Laboratório de Prótese Dentária, garantimos recursos para reforma das unidades básicas de Saúde e para reforma e custeio do Hospital Nardini.

Melhoramos salários dos profissionais da área médica, que estavam muito defasados, para fixá-los na cidade. Aprovamos a integração ônibus-trem em parceria com a CPTM; garantimos recursos para obras de recapeamento, construção de marginal e corredores de ônibus; vamos reformar os terminais de ônibus e já começamos a fazer mudanças necessárias para implantar modelo de transporte público mais moderno e eficiente. Iniciamos a segunda etapa da urbanização do Jardim Oratório. Jardim Cerqueira Leite e a área do Chafic/Macuco também passarão por intervenções. Até 2016, Mauá vai ganhar 3.000 unidades habitacionais em regiões como os jardins Feital, Oratório e Paranavaí. Garantimos R$ 48,8 milhões para obras preventivas em encostas, fundamentais para a segurança da população em áreas de risco.

Estamos ampliando o sistema de abastecimento de água e teremos 100% do esgoto coletado e tratado até 2015. O Plano Municipal de Saneamento, já aprovado, nos permitirá reordenar ações relacionadas a água, esgoto, resíduos sólidos e combate a enchentes. Iniciamos a construção de creche no Jardim Silvia Maria, a primeira de um total de quatro, que vão acrescentar mais de 1.000 vagas. Criamos escola preparatória para o Enem, que já atendeu gratuitamente 160 alunos de escolas públicas. Em 2014, alunos das escolas municipais vão receber uniformes. Iniciamos a construção do CEU das Artes no Parque das Américas. Teremos unidade do Poupatempo, reformas de estações da CPTM e da área do Paço Municipal, que será transformada em atrativo para as famílias.

Investimos em programas de iluminação pública, ampliação da coleta seletiva. Aumentamos salários dos servidores após nove anos sem reajuste. Instalamos mesa permanente de diálogo com sindicatos a fim de elaborar os estatutos do magistério e da Guarda Municipal, além do plano de carreira. Estamos planejando o futuro da cidade com realizações que deverão contribuir para colocar Mauá em outro patamar de organização, eficiência e qualidade de vida.

Donisete Braga é prefeito de Mauá.

Palavra do leitor

Companheiros
Angustiado e de maneira tísica, o cidadão comum, que aprendeu ter esperanças com o surgimento do PT, não se apresenta mais em seus eventos. No dia 21, Lula, seu maior líder, se extravasou, fazendo ainda do Brasil grande sindicato. É deplorável assistir a uma insistência neopeleguista, apoiada cegamente por todos os políticos, numa argumentação vencida, profundamente travestida do ‘velho xaveco’. Lula se perde nas palavras! Pede respeito aos apenados, pelo histórico de cada um! Ora, foram justamente os históricos perdulários que os condenaram! Seus asseclas, buscando o rastro de distração dos eleitores, espertamente explorado por Lula, pregam a desgastada perseguição! Mas, quem persegue tanto? Estão no poder há décadas, desenvolveram a maior base aliada da história brasileira, fatiando o País em favores com a falsa oposição. O Supremo todo foi nomeado por eles, tem ex-ministro da Justiça como advogado, se aliou com a dinastia Sarney e toda porcaria que ainda veio da ditadura. Enfim, até quando vai essa colonização?
Paulo Rogério Bolas
Santo André

Marinho
Prédios entregues por Luiz Marinho têm infiltração, vazamento e canos à mostra. Com essa chamada, Cadu Proieti, deste nosso Diário (Setecidades, dia 24), deixa-nos pasmos com a regência do prefeito de São Bernardo, que precisaria conseguir ficar 15 dias sem aparecer com deméritos de gestão em nosso Diário. E precisaria aprender e praticar os adjetivos piedade, transparência, compaixão, solidariedade e amor ao próximo e incautos de esclarecimentos. Gostaria de sugerir ao Lula, padrinho político de Marinho, que ensine ao seu afilhado a não tratar cidadãos como gado. Sabemos que o petismo veio para eternizar-se no poder, pois é graça a ausência anacrônica no cerne da Educação, que os mesmos colocam o cabresto do fisiologismo barato nesse povo angustiado por tantas agressões. E isso para manterem-se com as rédeas nas mãos. Parabéns ao Diário e a seus profissionais pela não omissão!
Cecél Garcia
Santo André

Semasa. De novo!
Em frente à minha residência, no Jardim Alzira Franco, em Santo André, há um terreno em aclive da Prefeitura, com muro de contenção incompleto e sem manutenção, feito também pela Prefeitura. O talude desmoronou em alguns pontos e extrapola o muro de contenção, permitindo que a água das chuvas ultrapasse esse limite. O Semasa diz que seu maior compromisso é atender com qualidade as famílias de Santo André, que não podem ser vítimas de interesse comercial. Infelizmente não é o que acontece. Até pouco tempo atrás não tínhamos problemas com falta de água. Agora, constantemente isso acontece. Tem faltado à tarde. O preço da água por aqui não é diferente dos demais pontos da cidade. Sugerimos que a fiscalização se intensifique, para que a população não sofra mais. Infelizmente não temos visto também nossos políticos agirem a favor da população que os elegeu. Então é hora do exercício de cidadania. Os munícipes têm que participar, ajudar a fiscalizar também e sugerir melhorias. Ou será que o problema é só por aqui?
Vlamir Belfante
Santo André

Combustíveis
Como já era esperado, o (des)governo Dilma vai presentear os brasileiros com o pacote de maldades antes do Natal, com o aumento dos combustíveis. Chegou o momento de os cidadãos de bem deste País sairem às ruas para dar basta nessa corja de políticos horrendos que não respeitam o cidadão. Com o reajuste nos combustíveis, empresas de ônibus vão querer repassar para o valor das tarifas; os transportes de alimentos vão sofrer alta nos fretes, o que será repassado aos produtos nos supermercados. Mas, esperar o que de um País que tem políticos corruptos, mensaleiros e o cumpanheru que não via nem sabia de nada. Ou os brasileiros acordam e fazem valer seu voto em 2014, ou seremos o País de bananas e dos famintos do ‘bolsa esmola’.
Ailton Gomes
Ribeirão Pires

Solução
É incrível a quantidade de veículos roubados no Grande ABC e, por este motivo, também temos o seguro mais caro da Grande São Paulo. A solução é fazer constantemente fiscalização nas ruas, parando veículos e checando documentação do carro e do condutor. Essa ação está tão fraca, que moro há 35 anos em uma das ruas principais do bairro Assunção, em São Bernardo, e só duas vezes vi esse tipo de abordagem. Dá para notar que existe grande quantidade de bandidos circulando tranquilamente com carros novos e até importados, sem medo algum, pois dificilmente são parados. Ou os vidros são escuros, protegendo-os, ou não existe fiscalização nas ruas. Portanto, tudo está fácil ao delinquente. Ou se faz algo para encarar o problema, ou ficamos sentados em delegacias preenchendo BOs e piorando as estatísticas. Está na hora de sair para buscar resultados. É só mapear as áreas com mais incidência de roubos e partir para ação direta, pois é na rua que os bandidos conseguem efetuar o roubo.
Ivanir de Lima
São Bernardo
 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;