Setecidades Titulo Liberado
Municipal de Santo
André recebe alvará

Prefeitura readequou teatro, que estava fechado há
cerca de três meses a pedido do Ministério Público

Rafael Ribeiro
Do Diário do Grande ABC
27/11/2013 | 07:00
Compartilhar notícia
Denis Maciel/DGABC


A Prefeitura de Santo André recebeu ontem o AVCB (Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros) que libera o uso do Teatro Municipal. O espaço estava fechado desde setembro por conta da falta do documento, obrigatório para todas as edificações da cidade. O Ministério Público recomendou a interdição da casa de espetáculos após o Diário publicar, em agosto, denúncia sobre a não realização de inspeção técnica.

Na manhã de ontem, o Corpo de Bombeiros realizou a última vistoria antes da liberação do AVCB. Durante a tarde, o prefeito Carlos Grana (PT) e o secretário de Cultura, Raimundo Salles, também realizaram visita ao local.

“É uma vitória para nós e um presente de Natal para a população de Santo André. A tragédia de Santa Maria (no Rio Grande do Sul, onde incêndio em uma boate provocou a morte de 242 pessoas em janeiro) serviu como um grande alerta. Então, termos esse documento é muito importante”, afirmou o chefe do Executivo.

A vistoria final foi feita pelo responsável técnico da Prefeitura Marco Antônio Guazzeli e pelo sargento Cláudio Floriano da Cruz, do Corpo de Bombeiros. O alvará foi assinado pela tenente Rúbia Queiroz Curioni e tem validade de um ano. Após o vencimento do prazo, a administração municipal deve solicitar nova vistoria da corporação. O documento determina que o AVCB ou a cópia original do mesmo seja afixado na entrada principal da edificação, em local visível ao público. 

O Teatro Municipal tem capacidade máxima de 465 pessoas na sala principal e 250 no anfiteatro, conforme consta no auto de vistoria. Segundo Salles, foi necessária a retirada de oito assentos da plateia para abrir espaço para recepcionar deficientes físicos. A falta de acessibilidade foi um dos motivos para a não liberação do documentos por parte do Corpo de Bombeiros. 

Durante a próxima semana, serão realizados dois eventos fechados, com a participação de duas escolas municipais – não divulgadas pela Prefeitura –, que servirão para testar o sistema de som e iluminação do espaço. A reabertura do Teatro Municipal está marcada para o dia 7, com a apresentação do músico Edu Lobo com a Orquestra Sinfônica de Santo André. Outro evento confirmado por Grana no local é a apresentação do PPA (Plano Plurianual) Regional à ministra do Planejamento Miriam Belchior (PT), no dia 11. 

Casa de espetáculos ‘nasceu’ em 1971

O Teatro Municipal de Santo André faz parte do complexo arquitetônico do Paço, que também conta com os prédios do Executivo, Legislativo e Judiciário, todos projetados por Rino Levi. O centro foi idealizado pelo então prefeito Fioravante Zampol, que administrou a cidade de 1965 a 1968 e tinha a intenção de modernizar o município. As obras foram iniciadas em 1966. Parte da casa de espetáculo foi disponível para o público em 1968. O espaço foi oficialmente inaugurado em 1971. 

“Nada é mais simbólico para Santo André que o Paço. Dentro desse conjunto arquitetônico está o Teatro Municipal, uma referência nacional, que recebeu vários eventos importantes. Foi com muita tristeza que nosso governo recebeu a notícia de interdição do espaço, que, por sinal, foi justa, pois não tinha as condições necessárias de segurança”, comentou o secretário de Cultura, Raimundo Salles. 

Com as readequações solicitadas pelo Corpo de Bombeiros para liberação do alvará, foi feita revitalização do palco principal, anfiteatro, fachada e dos dez camarins. Também foi providenciada recuperação do sistema elétrico e a implantação de nova rede hidráulica. O fechamento dos palcos laterais, que não estava funcionando, agora é controlado eletronicamente. Não houve mudança na parte estrutural.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;