Cultura & Lazer Titulo Prêmio
Fernanda Montenegro fatura o Emmy

Atriz foi premiada por papel no especial Doce de Mãe, exibido no ano passado

Angela Correa
27/11/2013 | 07:00
Compartilhar notícia
Divulgação


Fernanda Montenegro venceu artistas de três países e trouxe para o Brasil o Emmy Internacional na categoria melhor performance feminina, em cerimônia realizada na noite de segunda-feira, em Nova York.

Aos 84 anos, Fernanda foi agraciada pela personagem Dona Picucha, protagonista de Doce de Mãe, uma coprodução da Globo com a Casa de Cinema de Porto Alegre, dirigida por Jorge Furtado e exibida como especial de fim de ano em 2012.

“Estou muito emocionada e admito agora que fiquei nervosa. Não imaginava ganhar esse prêmio. Nós trabalhamos com muito amor e muita entrega. Esse é um prêmio que pertence a todos que se entregaram a esse trabalho. Estou muito feliz”, disse a atriz em entrevista à emissora carioca logo após receber o prêmio das mãos do ator norte-americano Steve Guttenberg.

Disputavam com Fernanda as atrizes Li Sun (China), Sheridan Smith (Reino Unido) e Lotta Tejle (Suécia). No especial, a brasileira deu vida a uma senhora bastante altiva que vive burlando as regras que os filhos tentam impor. “Fizemos o personagem para a Fernanda e tentamos não atrapalhar”, brincou o diretor gaúcho em entrevista à GloboNews.

NOVELA

Desbancando a favorita Avenida Brasil, outra produção da casa, Lado a Lado, trama das 18h exibida até março, levou o prêmio de melhor telenovela. A obra marcou a estreia dos escritores Claudia Lage e João Ximenes Braga e disputou também com produções de Angola e Canadá.

A emissora carioca concorria ainda nas categorias série dramática, com O Brado Retumbante, de Euclydes Marinho, protagonizada por Domingos Montagner e Maria Fernanda Cândido, e série de comédia, com Como Aproveitar o Fim do Mundo, escrita pelo casal Alexandre Machado e Fernanda Young. O prêmio dramático ficou para a série francesa Les Revenants e, a de comédia, para Moone Boy, do Reino Unido.

Marcos Palmeira, que voltou recentemente ao papel título no especial de Mandrake, da HBO, também estava no páreo para o Emmy de melhor performance masculina. O prêmio, no entanto, foi para o ator britânico Sean Bean (de O Senhor dos Anéis e Game of Thrones), por Accused.

O Emmy é considerado o Oscar da televisão mundial e, com os prêmios deste ano, Brasil lista dez estatuetas. A Rede Globo é a única emissora que já recebeu o prêmio no País. Os mais recentes foram pelas novelas Caminho das Índiase O Astro e pela série A Mulher Invisível. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;