Cultura & Lazer Titulo A partir de amanhã
Fotos mostram relação
entre a luz e a sombra

Exposição com imagens de Leonaldo Santos entra
em cartaz no Sesi Santo André a partir desta quinta

Luís Felipe Soares
13/11/2013 | 07:05
Compartilhar notícia
Divulgação


As possibilidades do contraste em diversos momentos do cotidiano chamaram a atenção do fotógrafo Leonaldo Santos. Ele tenta provar que a arte existe no nosso dia a dia na exposição 'Luz e Sombra – Reflexo de Um Olhar', que chega amanhã à programação cultural do Sesi Santo André. A visitação tem entrada franca e segue até dia 2. A atração tem passado por diversas unidades da rede da entidade pelo Estado de São Paulo e chega agora ao Grande ABC.

Natural de Santos, o autor apresenta um total de 16 imagens ampliadas em preto e branco. Como o título da mostra sugere, a ideia do projeto é explorar no acervo a interação entre o claro e o escuro, apresentando como esses dois universos se complementam e conseguem criar ótimas cenários.

A ideia da exposição nasceu em 1993, quando Santos registrou seu filho ainda bebê tentando alcançar um ponto de luz que entrava pela janela. Foi apenas na revelação da foto que ele percebeu a beleza especial do contraste proporcionado pelo resultado do clique despretensioso. Desde então, o fotógrafo começou a reparar melhor nas cenas que encontrava em sua cidade, casos dos postes espalhados pela Praça Mauá, os raios de sol que brigam para chegar em uma rua repleta de árvores no Canal 1 ou dois jovens jogando bola na praia. Também não ficam de fora obras em torno de detalhes sobre um nó ou sombras em uma parede.

Além da questão estética, 'Luz e Sombra – Reflexo de Um Olhar' tenta provocar no público o olhar diferenciado e mais pessoal para o universo à nossa volta.
 
Para Santos, as pessoas agora apenas estão enxergando a vida de maneira supérflua, deixando de lado a capacidade de observar as coisas simples do mundo, repletas de beleza.

Luz e Sombra – Reflexo de Um OlharExposição. A partir de amanhã. No Sesi Santo André - Praça Dr. Armando de Arruda Pereira, 100. Tel.: 4996-8633. Segunda a sexta, das 9h às 18h. Grátis. Até dia 2.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;