Setecidades Titulo Patrimônio Histórico
Ato no Cine Teatro Carlos Gomes reúne gerações

Em Santo André, moradores cobraram a preservação do espaço

Natália Fernandjes
29/07/2012 | 07:01
Compartilhar notícia


Diferentes gerações se reuniram, ontem, em ato artístico promovido pelo movimento SOS Carlos Gomes, no Centro de Santo André. A maratona cultural, das 10h às 19h, cumpriu a tarefa de chamar a atenção daqueles que circulavam pela Rua Senador Flaquer para a necessidade de preservação do cine teatro, que passa por reforma sem aprovação do Comdephaapasa (Conselho Municipal de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico, Arquitetônico-Urbanístico e Paisagístico de Santo André).

 

Durante o dia, foram colhidas cerca de 1.000 adesões para abaixo-assinado pela preservação do patrimônio andreense. Para a doutora em Arquitetura e Urbanismo Sílvia Passarelli, uma das organizadoras do evento, a diversidade do público que circulou pelo local durante o dia impressionou. “Isso mostra que essa é uma preocupação da cidade”, diz.

 

Avisada pelo Facebook sobre a atividade, a servidora pública aposentada Selma Queródia, 76 anos, fez questão de prestigiar o evento. “Moro em Santo André há 65 anos e conheço toda a história do Carlos Gomes”, comenta. Na calçada do antigo ponto de encontro da juventude andreense, ela dá asas às lembranças. “Assisti a filmes do cinema mudo aqui, tive namoradinhos.”

Já para a professora Vanessa Deguti, 25, a participação no ato se deve ao apoio e amor à arte. “Eu não usufrui do cine teatro, mas apoio a cultura”, destaca. Segundo ela, Santo André peca em não preservar espaço que poderia ser utilizado pela população, além de atrair visitantes. Com isso, a busca por opções artísticas tem de ser feita na Capital.

Além de exposição de fotografias de patrimônios históricos, como a figueira centenária localizada no Parque Prefeito Celso Daniel e a Vila de Paranapiacaba, a programação teve apresentações musicais, de capoeira, teatro e vídeos feitos por alunos da Escola Livre de Cinema e Vídeo, que funcionou no local até 2009.

 

A abertura ficou por conta do grupo campeão brasileiro de taiko (tambores japoneses) Shinkyo Daiko. Entre as atrações, destaque para Tour Kombi do Rap, Giallos, O Fino do Blues – Faísca, Folias Urbanas, Teatro do Absurdo e a Banda Poucas Trancas.

 

As obras do cine teatro estão paradas há 20 dias, após acordo feito entre Prefeitura e Ministério Público. Na semana passada, foi realizada vistoria pelo restaurador Júlio de Moraes, que deverá apresentar relatório ao promotor Fábio Luiz Rossi, mas não há prazo.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;