Política Titulo Agenda
Lula desembarca dia 21 em Sto.André para evento do PT, na Ítalo-Brasileiro

Agenda com prefeitos e vice servirá para exaltar retomada da Prefeitura local e discutir 2014

Fábio Martins
do Diário do Grande ABC
09/11/2013 | 07:31
Compartilhar notícia
Denis Maciel/DGABC


 A pedido do comandante do diretório paulista do PT, Edinho Silva, o prefeito de Santo André, Carlos Grana (PT), formalizou ontem agenda do líder máximo da legenda, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, na cidade. O encontro estadual com prefeitos e vice da sigla será dia 21, na Sociedade Cultural Ítalo-Brasileira, Vila Gilda, a partir das 20h. Esse evento servirá para que os envolvidos façam análise do cenário eleitoral de 2014 diante da atual conjuntura política em São Paulo e no País.

Santo André foi o município escolhido com o intuito de se enaltecer o resgate da Prefeitura local, após hiato de quatro anos – o partido já comandou a cidade por 16 anos. Lula interferiu diretamente no pleito, em princípio, em 2010, quando gravou vídeo revelando voto em Grana, então sindicalista, para deputado estadual. A vitória com 126,9 mil era a fórmula para credenciá-lo à disputa seguinte, em 2012. Primeiramente, evitou-se prévia interna. O PT conseguiu impedir a reeleição de Aidan Ravin (PSB).

Grana admitiu que a cidade teve a indicação para acolher o ato visando prestigiar o fato de o PT voltar a governar o Paço, um dos principais da Região Metropolitana. “Sem dúvida, o PT está nos prestigiando. Além disso, Santo André está indo bem”, avaliou o prefeito, anfitrião do evento. “Projetamos o local privado por ser encontro partidário, à noite e onde discutiremos o cenário”, concluiu. O alvo principal é reeleger a presidente Dilma Rousseff (PT) e vencer pela primeira vez o Estado.

Nas últimas eleições, em 2012, o PT-SP conquistou 73 prefeituras, 60 vice e 666 vereadores. A proposta do encontro passa por debater plano de ação no páreo do ano que vem. Amanhã, no PED (Processo de Eleição Direta), o atual presidente nacional, deputado Rui Falcão, deve se reeleito o cargo. No âmbito estadual, Edinho tende a entregar o bastão para o ex-prefeito de Osasco Emídio de Souza.

O discurso da cúpula tem sido por estreitar as relações com os movimentos sociais, resgatando as raízes do partido, essência que se dispersou ao longo dos 33 anos de fundação.

Essa visita de Lula a Santo André será a primeira do ex-presidente depois do êxito de seu pupilo político. Anteriormente, foram marcadas algumas agendas no gabinete de Grana, agora no décimo andar do Paço, que não se confirmaram. A sinalização também foi dada ao prefeito de São Bernardo, Luiz Marinho (PT), em 2009, ocasião da retomada da Prefeitura, que é colocada como vitrine.

 

Paço protocola projeto para reduzir fila de precatórios

O governo do prefeito de Santo André, Carlos Grana (PT), enviou projeto nesta semana à Câmara com objetivo de criar a Câmara de Conciliação dentro do Paço. A instalação da proposta orientada pelo TJ-SP (Tribunal de Justiça de São Paulo) visa reduzir a fila de precatorianos dispostos a renegociar a dívida, hoje na ordem de R$ 950 milhões. Pelo texto, os precatorianos que aderirem ao plano e com débito de origem alimentar e não alimentar perderão 50% do montante a receber.

A comissão de precatorianos já demonstrou contrariedade com o teor da proposta. Segundo integrantes do grupo, o pacto com o Paço era de 50% de deságio para processos não alimentares e 20% para alimentares. Grana argumentou que o texto compreende ao percentual “de até 20%”. “Está de acordo com o combinado”, afirmou o petista. A gestão fixou percentual de 3,27% da receita corrente líquida, o que corresponde a R$ 4,1 milhões ao mês. “Queremos agilizar o pagamento”, finalizou.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;