Cena Política Titulo
Apertem o play
Beto Silva
do Diário do Grande ABC
23/10/2013 | 07:39
Compartilhar notícia


 Enfim, uma proposta com sentido na Câmara de São Bernardo. Os vereadores do G-12 (grupo de uma dúzia de parlamentares governistas que andam insatisfeitos com as rédeas do governo) vão sugerir que as reuniões com munícipes que protestam nas sessões sejam feitas fora do horário das plenárias. Atualmente, os moradores são atendidos em encontros que duram horas. Enquanto isso, nada é discutido ou votado na sessão. O G-12 visa dar mais dinamismo ao trabalho legislativo. Neste caso, temos uma solução: os munícipes, com suas reivindicações legítimas, podem deixar de levá-las aos parlamentares para começar a cobrar a instância certa, que é a Prefeitura. Mas também acarreta num problema: nem todas as sessões possuem pauta interessante, capaz de render bons debates. Por vezes faltam projetos do Executivo, outras vezes criatividade do Legislativo. Mas a sugestão dos 12 vereadores é plausível. Pulem o ‘pause’, apertem o ‘play’.

 

Em cima da hora

O PV de Ribeirão Pires teve duas baixas na Câmara, ontem. Os parlamentares Gê do Aliança (foto) e Eduardo Nogueira deixaram a sigla e ingressaram no Solidariedade, que agora conta com oito vereadores nas sete cidades. O Pros tem seis. A janela para transferências a novas legendas sem perda do mandato termina amanhã.

 

Concurso

A Câmara de Santo André lançará em breve concurso público para contratação de 15 profissionais. Entre eles, atendente de copa, auxiliar de serviços internos e externos e motorista. Mas, primeiro, a seleção tem de ser aprovada pelos vereadores, o que deve ocorrer na sessão de amanhã. Ainda não estão definidos os salários.

 

Fez que fez...

Situação e oposição travaram verdadeira batalha na Câmara de Santo André para garantir representatividade dos partidos na CPI da Craisa. O caso, inclusive, foi parar na Justiça. Foram indicados seis vereadores, um de cada partido. Mas, com a criação das legendas, a formação ficou desproporcional, com três integrantes do Solidariedade.

 

Parto humanizado

Antes de entrar em licença-maternidade, a deputada estadual Vanessa Damo (PMDB) apresentou projeto de lei que visa humanização do parto e rigor contra a violência obstétrica, por meio de programas de orientação. “O objetivo é garantir que as mamães possam desfrutar com tranquilidade e dignidade esse momento único.”

 

Divisão

Os vereadores de Ribeirão Pires discutem hoje as normas de utilização e conservação dos oito carros zero-quilômetro da Câmara, que estão há um mês parados na garagem. Gastos com gasolina, emplacamento e seguro já estão acertados. Cada veículo será usado por dois parlamentares. Eles terão de se entender para organizar a agenda do automóvel. Será que isso vai dar certo?




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;