Economia Titulo Emprego
Setor de serviços tem oportunidades na região

A Atento, com duas unidades no Grande ABC,
espera contratar 1.400 pessoas até o fim do ano

Tauana Marin
Do Diário do Grande ABC
29/09/2013 | 07:25
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Os últimos resultados do mercado de trabalho não animaram os profissionais do setor de serviços. Segundo dados da PED (Pesquisa de Emprego e Desemprego) na região, divulgada nesta semana pela Fundação Seade em parceria com o Dieese, o ramo teve redução de 9.000 empregos em agosto. No entanto, as empresas de call center mostram outro cenário e seguem na contramão.

É o caso da Atento, companhia do setor com duas unidades instaladas na região, que prevê contratações até o fim deste ano. Em São Bernardo, onde há 6.500 funcionários, aproximadamente, a intenção é elevar a equipe para 7.500 pessoas. Já na filial de Santo André, o quadro de funcionários deve sair dos 1.800 colaboradores para 2.200. Ao todo, serão 1.400 vagas adicionais até dezembro. “Entre seleção, recrutamento e treinamento desses novos funcionários, a companhia deve desembolsar investimento na ordem de R$ 8 milhões”, anuncia Flávio Henrique Ribeiro, diretor de Recursos Humanos.
Do total de funcionários espalhados pelo Brasil, a região detém 10% do quadro de contratados pela Atento.

Regis Noronha, diretor executivo de Marketing e Estratégia da companhia, conta que além de a região oferecer mão de obra de qualidade, as duas cidades são estratégicas em termos de localização e acesso. Para se ter ideia do crescimento, desde sua inauguração (em 1999), a unidade de São Bernardo registrou expansão de 54% na geração de empregos diretos e em regime CLT. “O município, que era basicamente industrial, agora oferece aos trabalhadores empresas de serviços, que crescem cerca de 10% ao ano.”

Segundo Noronha, empresas de telefonia, consumo (como linha branca) e de cartão de crédito, por exemplo, contratam os serviços da Atento para atendimento ao cliente. “Cada vez mais o pós-venda é mais exigido pelos consumidores. Os clientes cobram bom atendimento e, para isso, é preciso ter gente. São as exigências do mundo atual.”

Além das oportunidades no setor, é possível trilhar uma carreira. O valor médio da remuneração de um teleoperador é de R$ 700, para jornada de seis horas, segundo levantamento do Sintelmark (Sindicato Paulista das Empresas de Telemarketing, Marketing Direto e Conexos). “Se a pessoa se esforça e vira um supervisor e multiplicador (treinador), a média salarial gira em torno de R$ 1.200”, conta o diretor de Recursos Humanos. Ele afirma que 90% das vagas que surgem internamente são preenchidas por funcionários da própria companhia.

RAIO X - O Sintelmark aponta que dois em cada dez desses profissionais cursam Ensino Superior. Ao todo, 71% deles têm Ensino Médio completo, 19% Superior Incompleto e 10% já concluíram a faculdade.

Verificou-se também que a maioria dos operadores atua nas seguintes áreas do contact center: 45% com SAC (Serviço de Atendimento ao Cliente); 22% com televendas; 23% com recuperação de crédito e 10% em outras atividades.

Para este ano, o setor de contact center paulista estima faturamento de R$ 8,1 bilhões, cifra 9% superior em relação ao ano passado, quando totalizou R$ 7,5 bilhões.

Ao todo, o mercado nacional desse segmento movimenta R$ 12,6 bilhões e soma 594 mil colaboradores. Do total, o Estado de São Paulo é responsável por empregar 356 mil profissionais.


Empresa do ramo abre leque de opções para diversas áreas

Atualmente, a Atento oferece chances de trabalho para atuação na área operacional nos cargos de teleoperador, supervisor, coordenador, gestor, gerente e diretor de operações – e também no setor administrativo, que comporta todos os departamentos de uma organização tradicional, como Recursos Humanos, Compras, Jurídico, Responsabilidade Social Corporativa, Comunicação, TI, Infraestrutura, Logística, Contabilidade, entre outros, em posições que variam de assistentes a diretores.

GANHOS - No pacote de benefícios, são oferecidos assistências médica e odontológica, vale-refeição ou vale-alimentação, seguro de vida, vale-transporte, auxílio-creche e auxílio à criança especial.

Além disso, a companhia tem parcerias com instituições de ensino em todo País (em cursos superiores, pós-graduação, MBA, escolas de idiomas e informática) e, consequentemente, são oferecidos descontos que variam de 10% a 50% do valor da mensalidade, sendo que alguns são válidos inclusive para os dependentes. Vale ressaltar que essas parcerias são benefícios para todos os funcionários.
 




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