Memória Titulo Memória
Na rota do frango, o encontro do vinho

Aproveitando que Memória focalizou o trabalho do idioma italiano em São Bernardo...

Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
27/09/2013 | 07:00
Compartilhar notícia


Aproveitando que Memória focalizou o trabalho do idioma italiano em São Bernardo, com a exposição da nossa professora Sonia Galuchi, segue o material do 26º Encontro dos Produtores Artesanais de Vinho.

Dino Guazzelli, pesquisador

* * *

E andiamo al vino...

Texto: Adalberto Guazzelli

Passado um mês da nossa querida festa San Bartolomeo, estamos novamente envolvidos em vinho, música, comidas e em festa, grazie a Dio.

Desta vez, teremos o 26º encontro dos produtores artesanais de vinho, associados à UVA (União dos Vinicultores Artesanais), associação criada despretensiosamente pelos amigos e também produtores de vinho Aldo Rosa, Pedro Rocco, Luiz Giarolla e Marco Antonio da Silva, esse ultimo o coordenador da entidade.

São aproximadamente 90 produtores associados e cerca de 60 participantes ativos, todos de nossa região e apesar da maioria ser de italianos ou descendentes, temos portugueses, espanhóis entre outros.

Essa miscigenação é interessante quando provamos um vinho elaborado com a mesma matéria-prima – a mesma casta de uva – e percebemos claramente as diferenças no modo de produção e a influência da tradição de cada povo no sabor dessa que é muito mais que uma simples bebida.

Afinal se o antigo provérbio francês estiver certo – ‘No vinho visualizamos a alma de outrem’ – há no vinho além de tudo o que já se falou, poderes místicos e reveladores.

O encontro de hoje será o primeiro no Restaurante São Francisco. Encontro fechado dos produtores e seus convidados.

DIÁRIO HÁ 30 ANOS

Terça-feira, 27 de setembro de 1983 – Ano 26, nº 5324

Manchete – Brasil consegue mais 11 bilhões de dólares dos credores externos

São Bernardo – Riacho Grande pede cartório e segurança.

Mauá – Município quer preservar a Gruta Santa Luzia.

Futebol – Domingo, em Sorocaba: São Bento 0, Santo André 0.

SANTOS DO DIA

- Fidêncio

- Florentino

- Vicente de Paulo

Vicente de Paulo (Gascony, França, 1581). Sacerdote. Fundador da congregação das Irmãs de Caridade ou Irmãs Vicentinas, conhecidas pelo apostolado que exercem em hospitais, asilos, orfanatos e manicônicos.

HOJE

- Dia Internacional do Turismo

- Dia Internacional do Idoso

- Dia do Encanador

- Dia do Cantor, que marca a morte de Francisco Alves, o Rei da Voz, em 1952

EM 27 DE SETEMBRO DE...

1944 – Fundada a Acisbec (Associação Comercial e Industrial de São Bernardo).

1958 – Associação Atlética Industrial, de Mauá, realiza o Baile dos Campeões

1973 – Bancários obtêm aumento de 16%.

80 anos, hoje

Em 1983, a celebração dos 50 anos. O Sindicato dos Metalúrgicos de Santo André, na sua programação comemorativa, exibiu o filme Actas de Marússia, de Miguel Littin, sobre a revolta dos mineiros do Chile no início do século 20.

* * *

As assembleias dos metalúrgicos. Assistia a duas assembleias, em Santo André e na Vila Euclides, para ouvir o Lula.

Em 1979 o sindicato está sob intervenção. Existia uma proposta econômica boa para a categoria. E o Ministério do Trabalho ia devolver o sindicato. Voltaria a diretoria. Proposta para ser aceita. Mas os trabalhadores queriam mais. Vinham de um período de opressão muito grande. Os salários estavam bastante arrochados. Caberia ao Lula convencer a massa a terminar a greve.

O filme Linha de Montagem focaliza bem esse episódio. Quem é sindicalista e quer dirigir uma assembleia, é fundamental que assista ao filme. E o Lula se dirigiu à multidão.

Cf. Cícero Martinha, presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Santo André e Mauá, entidade que celebra 80 anos de fundação: 1933 – 2013.

* Ademir Medici é jornalista e autor de livros sobre a memória do Grande ABC

FALECIMENTOS

Serviços Funerários: Santo André – 4433-3544; São Bernardo – 4330-4527; Diadema – 4056-1045; Mauá – 4514-7399; Ribeirão Pires – 4828-1436; Rio Grande da Serra – 4820-4353.

Para anunciar um falecimento, ligue para 4435-8000.


 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;