Setecidades Titulo Em São Bernardo
Presos fazem agente refém e entram em rebelião no CDP de São Bernardo

Detentos exigiram a remoção de quarteto que estava separado após ser ameaçado

Rafael Ribeiro
Do Diário do Grande ABC
17/09/2013 | 07:00
Compartilhar notícia
Arquivo/DGABC


Um agente penitenciário foi rendido e feito refém por pelo menos uma hora e meia por detentos do CDP (Centro de Detenção Provisória) de São Bernardo, durante rebelião registrada na noite de domingo.

Segundo o registro da ocorrência feito pelos próprios funcionários no 3º DP (Assunção), o agente fazia a contagem e triagem dos presos detidos na ala de medidas provisórias, por volta das 16h30, quando foi rendido por grupo que estava armado com espetos.

Os rebeldes roubaram a chave do funcionário e o trancaram dentro de uma cela, exigindo a transferência de outros quatro detentos que estavam cumprindo pena em separado, em local seguro, por estarem ameaçados de morte.

O motim só teve fim após o diretor da unidade informar aos presos rebelados que o quarteto que estava em cela reservada iria ser removido para um presídio no interior do Estado.

Através de nota divulgada pela assessoria de imprensa, a SAP (Secretaria de Administração Penitenciária) informou que a diretoria da unidade “agiu rapidamente e controlou a situação sem maiores consequências, restabelecendo a ordem do local.” Ninguém ficou ferido.

“A SAP classifica o ocorrido como um fato isolado”, disse a Pasta. Foi instaurado procedimento disciplinar apuratório para elucidar as causas do ato indisciplinar. A Polícia Civil abriu inquérito para investigar como ocorreu o fato.

A detenção são-bernardense está superlotada com 2.318 presidiários em um espaço onde cabem 768. Motins se tornaram raros no local nos últimos anos, mas o CDP viveu pelo menos quatro rebeliões no período de um ano entre 2006 e 2007. Em uma delas, a rebelião durou cinco horas e teve dois baleados. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;