Setecidades Titulo Reviravolta
Obra de Luiz
Sacilotto volta a
Santo André

Após polêmica remoção, Prefeitura decide recolocar escultura no calçadão da Oliveira Lima

Cadu Proieti
Do Diário do Grande ABC
06/09/2013 | 07:00
Compartilhar notícia
Denis Maciel/DGABC


Após muita polêmica, a Prefeitura de Santo André decidiu colocar novamente a obra de arte assinada pelo artista Luiz Sacilotto (1924-2003) na Rua Coronel Oliveira Lima, no Centro da cidade. A expectativa é que a escultura, batizada Concreção 005, seja recolocada após o Natal, quando será iniciada a segunda fase da revitalização do calçadão comercial.

O monumento foi retirado do local de origem em julho pela Secretaria de Obras e Serviços Públicos, que prometeu reformar a escultura e colocá-la no Parque Prefeito Celso Daniel, que também passa por reforma. No entanto, a ação gerou revolta em alguns munícipes, que chegaram a fazer abaixo-assinado para ter de volta o trabalho artístico ao local projetado no início dos anos 2000, quando a área de compras foi revitalizada pelo então prefeito Celso Daniel, morto em 2002. O filho do artista, Valter Sacilotto, que cuida do acervo do pai, também criticou a mudança.

Agora, o monumento será realocado em espaço no calçadão fora do fluxo de pedestres, mais próximo à Praça do Carmo. “Essa obra, que era considerada obstáculo por alguns, será colocada em local para ser admirada. Com uma iniciativa daremos soluções para dois problemas: traremos novamente a obra do Sacilotto para o local e manteremos boa mobilidade na Oliveira Lima”, disse o prefeito Carlos Grana (PT).

Segundo o chefe do Executivo, o espaço destinado ao trabalho do artista terá iluminação especial e uma pequena cerca. “Será algo baixo para as pessoas poderem admirar a obra e não destrui-la, porque, infelizmente, esse monumento já foi alvo de vandalismo. Criaremos mais uma barreira para evitar agressão a esse trabalho artístico.”

Grana afirmou que a repercussão negativa junto à população colaborou para a decisão. “O que motivou foi nosso perfil de governo, que é voltado para o diálogo. Então, compreendemos que houve clamor de muitos andreenses e, por isso, resolvemos ouvi-los. Não temos a prepotência de se negar a dialogar”, comentou o prefeito.

Segundo o secretário de Obras e Serviços Públicos, Paulinho Serra (PSD), já foi iniciada conversa com a família de Sacilotto para a colocação de outra obra do artista no Parque Prefeito Celso Daniel. “Com isso, faremos um circuito do Sacilotto aqui na cidade, com trabalhos dele na Oliveira Lima, Paço, Parque Central e Parque Celso Daniel”, disse o titular da Pasta.

Interdição

Por conta da obra para construção da ponte sobre o Rio Tamanduateí, na região do bairro Santa Terezinha, trecho da Avenida dos Estados, no sentido Mauá, será interditado neste fim de semana. Já nos dias 14 e 15, o sentido São Paulo estará bloqueado. “A ponte está pronta, temos de fazer o nivelamento com a Avenida dos Estados agora. Infelizmente, para termos melhorias é necessário algum transtorno. Se pudéssemos interditar por uma semana a via, concluiríamos mais rápido. Mas é impossível fazer isso”, disse Grana.

Limpeza

O prefeito também afirmou que, no dia 16, será iniciado plano de limpeza e desassoreamento dos córregos da cidade. O trabalho será iniciado pela Vila América. Também está prevista desobstrução de galerias no Centro. “A intenção é minimizar ao máximo os problemas de alagamento no período de chuva.”




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;