Setecidades Titulo Paisagismo
Ribeirão Pires oferece curso de jardinagem

Alunos aprendem na prática a cuidar das plantas e embelezam parque da cidade

Drielly Gaspar
Especial para o Diário
14/08/2013 | 07:00
Compartilhar notícia


O Clube de Jardinagem do Instituto Acqua, em Ribeirão Pires, iniciou ontem sua segunda turma. Durante cinco meses, os 25 alunos terão aulas teóricas e práticas de jardinagem e paisagismo, o que inclui melhorias no Parque Municipal Pérola da Serra.

O objetivo é capacitar mão de obra. “As aulas melhoram as habilidades e ajudam os alunos a se colocar no mercado de trabalho por conta das técnicas ensinadas”, explica o diretor de projetos do Acqua, Ronaldo Queródia.

Os estudantes aprendem leitura de projetos, técnicas de plantio e colheita, conhecimento de solo, plantação em área de manancial, adubação e botânica. “O curso capacita o profissional a fazer todo o projeto de jardinagem, que vai desde o atendimento ao cliente até a manutenção do jardim”, diz a arquiteta, paisagista e professora Carmen Bosso.

Conforme Carmen, 70% das aulas são práticas. “Ficamos em sala de aula uma vez por semana. No restante dos dias, estamos no Parque Municipal Pérola da Serra, onde desenvolvemos plano de melhorias no jardim”, explica.

O parque foi cedido como laboratório pela Prefeitura. “Os alunos escolhem quais plantas usar, quais as técnicas de plantio, e eu vou coordenando. O resultado é muito bonito.”

Há ainda passeios ao Jardim Botânico de São Paulo e à Ceagesp (Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais do Estado de São Paulo).

Elizabeth Domingos, 52 anos, fez parte da primeira turma e compareceu para contar sua experiência aos novos alunos. “Aprendemos muito sobre a harmonia e diversidade de um jardim e como plantar da maneira correta”, afirma.

O curso é gratuito e ocorre de segunda a sexta-feira. As inscrições são abertas para maiores de 18 anos que se interessem pelo tema. As vagas para essa turma já estão preenchidas, mas existe a possibilidade de ficar na lista de espera.

Para participar, basta comparecer à sede do Instituto, na Praça Sabará, 67, Centro, portando o RG, ou ligar para o telefone 4823-1800.  




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;