Fechar
Publicidade

Quinta-Feira, 9 de Dezembro

|

Max º Min º
Clima da Região Trânsito Assine Clube do Assinante Diário Virtual Login

setecidades@dgabc.com.br | 4435-8319

Conferência regional
discute soluções
para creche e EJA

Celso Luiz/DGABC Diário do Grande ABC - Notícias e informações do Grande ABC: Santo André, São Bernardo, São Caetano, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra

Desafios das prefeituras na área da Educação são debatidos no Cenforpe


Natália Fernandjes
Do Diário do Grande ABC

02/08/2013 | 07:00


O Grande ABC deu início, ontem, à 2ª Conferência Intermunicipal da Educação. Realizada pelo Consórcio Intermunicipal do Grande ABC, a discussão antecipa as etapas estadual e nacional do evento e tem como foco o debate de soluções regionais para problemas comuns entre as sete cidades, como a falta de vagas em creche e a necessidade de ampliar o atendimento na EJA (Educação de Jovens e Adultos).

Conforme explica a secretária de Educação de São Bernardo e presidente da Undime (União Nacional dos Dirigentes Municipais de Ensino), Cleuza Repulho, com exceção de São Caetano, as demais cidades ainda precisam enfrentar o vilão do deficit de vagas para crianças com idade entre zero e 3 anos. Além disso, segundo ela, é preciso localizar a população analfabeta para incluí-la na escola. “Queremos melhorar os indicadores da região. Sabemos que pais com mais escolaridade incentivam seus filhos a permanecer na escola”, justifica.

Outro tema abordado na cerimônia de abertura, realizada no Cenforpe (Centro de Formação de Professores), foi o PNE (Plano Nacional da Educação). O documento, que tramita no Senado há quase um ano, estabelece 20 metas para a melhoria da educação. “A partir da aprovação do PNE, vamos poder observar a criação de planos estaduais e municipais da Educação, estratégias para avançar”, observa o coordenador do Fórum Nacional de Educação, Francisco Chagas Fernandes.

De acordo com a coordenadora do GT (Grupo de Trabalho) Educação do Consórcio Intermunicipal, Ana Lúcia Sanches, a conferência sela etapas municipais já realizadas, onde foram discutidos problemas como qualidade, gestão democrática, condições de trabalho dos docentes, plano de carreira, gênero e equidade para os estudantes. “Vamos amarrar as
O evento terá continuidade hoje, entre 8h30 e 17h30, quando serão eleitos 120 delegados para participar da conferência estadual, que será realizada em setembro, além de debatidos sete eixos temáticos que norteiam o PNE.

IDH

A conferência intermunicipal acontece na mesma semana em que foi divulgado o IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) de 2010 na comparação com 2000 e 1991. Na área da Educação, São Caetano foi a única cidade da região que apresentou pontuação considerada muito alta (0,8). Todas as demais ficaram enquadradas no patamar alto, entre 0,7 e 0,799. A pontuação varia entre zero e 1. 



Quer receber em primeira mão as notícias das sete cidades do Grande ABC?

Entre no nosso grupo de WhatsApp. 
Clique aqui.
 

Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


Copyright © 1995-2017 - Todos direitos reservados

;