Setecidades Titulo Prevenção
Região promove
vacinação contra raiva

Mais de 230 mil animais serão imunizados em postos fixos e volantes

Camila Galvez
Do Diário do Grande ABC
31/07/2013 | 07:00
Compartilhar notícia
André Henriques/DGABC


Após registrar ao menos dez mortes e ser suspensa em 2010 em todo o Estado, a campanha de vacinação antirrábica gratuita retorna à região. Entre os meses de agosto e setembro, haverá postos fixos e volantes nas sete cidades. A meta é imunizar mais de 230 mil animais. Para saber os dias e endereços, basta acessar o site das prefeituras ou ficar de olho nos cartazes de divulgação nos bairros.

Em Diadema, cerca de 33 mil cães e gatos poderão ser vacinados em 58 postos entre os dias 5 e 23 de agosto. A cada dia, de três a quatro locais diferentes receberão a barraca do CCZ (Centro de Controle de Zoonoses). A vacinação ocorre de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h. Para quem não consegue levar os animais durante a semana, o CCZ (Rua Ipoá, 40, Jardim Inamar) funcionará aos sábados, das 7h às 16h, apenas para vacinação.

Em Mauá, a campanha também começa no dia 5 de agosto e vai até o dia 9 de setembro. Ao todo, 58 locais receberão postos fixos de imunização. Haverá mais cinco postos volantes para atender locais de acesso mais difícil. O horário é específico para cada ponto.

Em Ribeirão Pires, a campanha vai de 31 de agosto a 21 de setembro. De segunda a sexta-feira, os animais poderão receber a dose no CCZ (Rua Catarina Rios Giachelo, 185, Centro), das 8h às 17h. Além disso, equipes percorrerão bairros para imunizar 80% da população de 19.239 cães e 2.797 gatos, conforme estimativa do Instituto Pasteur.

Rio Grande da Serra vacina seus bichinhos entre os dias 1º e 30 de setembro. A expectativa é imunizar 9.000 animais. Haverá mutirão num sábado, ainda sem data definida.

Entre os dias 2 a 28 de setembro, São Bernardo disponibilizará a imunização em pontos como escolas municipais e estaduais, sedes de associações de moradores, praças públicas, estacionamentos, além da sede do CCZ (Avenida Doutor Rudge Ramos, 1740, Rudge Ramos). A meta é vacinar cerca de 100 mil cães e gatos.

São Caetano promove a campanha de 16 a 28 de setembro. O CCZ (Rua Justino Paixão, 141, bairro Mauá) será ponto fixo de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h. Haverá outros locais de imunização espalhados pela cidade.

A vacina é contraindicada para cães e gatos doentes ou com gestação. A recomendação é que sejam levados na coleira ou guia e os cães de raças consideradas ferozes estejam com focinheira.

É importante que os animais sejam vacinados anualmente para evitar a transmissão da doença a humanos, pois não existe cura para a raiva. Em caso de mordidas, deve-se lavar o machucado com água e sabão e procurar uma UBS (Unidade Básica de Saúde) para avaliar a necessidade de tomar a vacina. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;