Setecidades Titulo Inverno
Equipes de
acolhimento se
preparam para frio

Sto.André, S.Bernardo e Ribeirão contam com
serviço para levar moradores de rua a albergues

Camila Galvez
Do Diário do Grande ABC
23/07/2013 | 07:00
Compartilhar notícia
Tiago Silva/DGABC


As equipes de acolhimento social das prefeituras de Santo André, São Bernardo e Ribeirão Pires intensificam o trabalho com moradores de rua nesta semana de frio intenso. Equipes estarão de prontidão para localizar e convencer as pessoas a passarem a noite nos albergues. Juntas, as três cidades oferecem 415 postos de acolhimento noturno. Na região, há 600 vagas em seis cidades, 128 a mais que no ano passado. Rio Grande da Serra não informou se tem o serviço.

Conforme a meteorologista do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), Helena Turon Balbino, os termômetros começaram a baixar ainda ontem, e seguem em queda hoje. A mínima prevista é de 6ºC e a máxima não passa dos 13ºC.

As baixas temperaturas permanecem até quinta-feira, quando o dia deve ser nublado e com garoa. “A massa de ar polar veio do Sul do continente e derrubou as temperaturas na Argentina, causando nevasca. Por aqui, o tempo deve permanecer nublado e com frio intenso até sexta-feira, quando está prevista abertura de sol”, explica Helena. As temperaturas sobem um pouco, mas a máxima não passa dos 17ºC.

A maioria das pessoas em situação de rua aceita ir para o albergue quando os termômetros baixam. Para localizá-las, a Casa Amarela, em Santo André, conta com serviço 24 horas. Duas vans percorrem as ruas da cidade durante a noite à procura dos desabrigados.

A pessoa é encaminhada diretamente à Casa Amarela. “Para garantir que o morador de rua permaneça após tomar banho e fazer as refeições, o levamos até o albergue em nossas vans”, explica a diretora do departamento de Assistência Social da Prefeitura, Marcia Leal. As vagas de abrigamento foram ampliadas para 180 neste inverno. Cidadãos podem ajudar, informando pontos onde há concentração de moradores de rua pelos telefones 4427-6207, 4432-2182 ou 98397-9387.

Em São Bernardo, equipe de 16 educadores atua das 8h às 23h em 45 pontos, sendo 30 ativos. A cidade tem 190 vagas. “Caso a pessoa se recuse a ir para o albergue, pedimos para assinar um termo de responsabilidade”, destaca a secretária de Desenvolvimento Social e Cidadania, Márcia Barral.

Em Ribeirão Pires, a Casa da Acolhida, que conta com 45 vagas, intensificou as rondas. Foi feita campanha para incentivar os moradores e comerciantes, principalmente da região central, a avisar quando há alguém circulando pelas ruas pelo telefone 4828-1900. “Ninguém ficará sem atendimento”, garante a presidente Márcia Cristina Vancaneli.

RISCOS

O cardiologista da FMABC (Faculdade de Medicina do ABC), Antonio Carlos Palandri Chagas, destaca que o frio pode matar, principalmente no caso de moradores de rua, que estão muito expostos e, muitas vezes, consomem álcool para se aquecer. “Num primeiro momento o álcool produz esse efeito, mas, para ser metabolizado, usa muita energia, o que pode acelerar a queda de temperatura corporal e levar a morte por hipotermia.” 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;