Esportes Titulo Final
Majestoso para
decidir a Recopa
Sul-Americana

Timão e Tricolor decidem hoje quem fica com
o troféu entre os campeões continentais de 2012

Thiago Postigo Silva
Do Diário do Grande ABC
17/07/2013 | 07:00
Compartilhar notícia
Montagem/DGABC


A Recopa Sul-Americana não tem peso igual ao da Copa Libertadores nem ao da Copa Sul-Americana, mas quando Corinthians e São Paulo estão em campo, qualquer troféu tem importância elevada. O Majestoso, que decide hoje, às 21h50, no Pacaembu, o título de unificação da América, promete clima quente. 

Atual campeão da Libertadores, o Corinthians chega credenciado pela vitória (2 a 1) na primeira partida, no Morumbi, e joga por empate para conquistar o inédito título. O São Paulo, detentor da Sul-Americana 2012, precisa vencer por dois gols de diferença para levar seu terceiro troféu da Recopa para casa – o Tricolor faturou em 1993 e 1994. Vitória simples tricolor levará a decisão aos pênaltis.

Os times têm suas salas recheadas de conquistas importantes, como Mundiais, Libertadores, Brasileiros, Paulistas e Copas do Brasil, entre outros. Apesar do sucesso, pouco se enfrentaram em competições intercontinentais.

A última vez foi em 1994, pela semifinal da Conmebol – espécie de Sul-Americana –, com uma vitória para cada lado, e o Tricolor levando a melhor nos pênaltis. Os demais torneios não foram oficiais.
Outro número positivo ao São Paulo é o Pacaembu, palco das duas últimas vitórias sobre o rival, ambas pelo Brasileiro de 2012.

Mas, se for puxar pela memória, o Corinthians leva vantagem na principal decisão entre os dois clubes, a do Campeonato Brasileiro de 1990.

A equipe ainda sonha fazer quatro gols hoje e chegar à marca de 100 no goleiro Rogério Ceni – principal ídolo são-paulino. Oficialmente, são 86 tentos do Timão no arqueiro, mas também há jogos não oficiais e por categorias de base.

Todos os números servem como pimenta para a decisão, que será termômetro para o restante da temporada, principalmente porque as equipes não estão em momentos bons.

O São Paulo luta para evitar que a panela de pressão estoure. O time, que contou com a estreia do técnico Paulo Autuori no fim de semana, vem de quatro derrotas seguidas, sendo três no Morumbi.

Atletas como Paulo Henrique Ganso, Luís Fabiano e até Rogério Ceni estão abaixo do esperado e a torcida gritou bastante nos últimos jogos ‘É quarta-feira!’, em referência ao duelo de hoje.

No Parque São Jorge, o clima é mais tranquilo, principalmente porque o clube faturou o Paulista deste ano. Porém, no Brasileirão, o técnico Tite ainda busca acertar a equipe, especialmente o ataque, o segundo pior do Brasileiro, com cinco gols em sete jogos.

Com promessa de Pacaembu lotado, o Majestoso promete abalar as estruturas das duas agremiações.

Vitória para acabar com a insônia do São Paulo

O atacante Osvaldo admitiu que os jogadores do São Paulo nem dormem direito preocupados com os resultados ruins. Porém, para o atleta, a vitória sobre o Corinthians e o título da Recopa podem abafar a crise no Morumbi.

“Temos noites de insônia com as derrotas, só a vitória vai dar tranquilidade. O professor (o técnico Paulo Autuori) está tendo essa conversa com cada um para dar confiança e conseguir as vitórias. Claro que vencendo amanhã (hoje) a gente vai pegar confiança”, destacou o atacante.

Segundo o jogador, o resultado positivo vai trazer de volta o apoio dos tricolores. “Vencer vai mudar muita coisa, trazer a torcida de volta para o nosso lado, fazer a confiança ressurgir. Ganhar título em cima do Corinthians, todos sabem que vai melhorar muito o ambiente. Na concentração a gente só falava deste jogo, vamos dar algo a mais para conseguir esse título”, disse.

No entanto, o atacante também sabe que a derrota será extremamente prejudicial à equipe. “Se não vencer, a pressão vai aumentar, ainda mais contra um rival como o Corinthians. Tem uma hora que precisa dizer chega”, frisou.

Para buscar o título, Paulo Autuori deve contar com o meia Jadson, que desfalcou o São Paulo contra o Vitória, domingo, pelo Brasileiro.

A dúvida fica por conta do lateral-esquerdo Clemente Rodríguez, suspenso pela Confederação Sul-Americana por quatro jogos por expulsão quando atuava pelo Boca Juniors. A diretoria tenta efeito suspensivo. Caso não jogue,

Juan, criticado pela torcida, e Reinaldo são as opções.

Dinheiro não me tira daqui, diz Sheik

O Corinthians confirmou a renovação do contrato de Emerson Sheik até o fim de 2014. Para estender o vínculo, as partes cederam.

O clube queria acertar por mais um ano, enquanto o atacante buscava vínculo até o fim do primeiro semestre de 2015. Com o contrato renovado, o jogador põe fim às pretensões de Flamengo e Vasco, que chegaram a iniciar as conversas para contratá-lo.

Sheik, inclusive, utilizou a rede social para declarar seu amor pelo Corinthians. “Dinheiro nenhum me tira daqui ... O Louco ficou!!!”, posto o atleta.

Emerson está no Timão desde 2011 e fez os dois gols na final da Libertadores de 2012 contra o Boca Juniors. Agora, ele tem a missão de ajudar o Corinthians na busca pelo título da Recopa e foi confirmado pelo técnico Tite na equipe titular. Além dele, Danilo retorna ao time – os dois se recuperaram de lesões no ligamento colateral medial do joelho esquerdo –, enquanto Alexandre Pato e Ibson ficam como opções no banco de reservas.

Renato Augusto, que fez o gol da vitória no jogo de ida, também começa na suplência. O jogador fraturou o arco zigomático, osso da face, mas já foi operado e vai utilizar máscara hoje.

O técnico pediu para que a equipe evite decisão por pênaltis, como aconteceu na semifinal do Paulista. “Às vezes as pessoas não lembram, mas eu lembro. É claro que não queremos levar para as penalidades, mas temos de treinar”, explicou.

INTERNADO
O ex-presidente do Corinthians Andrés Sanches está internado na UTI do Hospital São Luiz, em São Paulo, para recuperação de cirurgia de hérnia. O dirigente espera ter alta hoje da Unidade de Terapia Intensiva.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;