Economia Titulo Varejo
Inverno traz
até 70% de
desconto

Comércio da região celebra a chegada do frio fazendo os estoques girarem

Andréa Ciaffone
do Diário do Grande ABC
22/06/2013 | 08:15
Compartilhar notícia
Marina Brandão/DGABC


Com o inverno oficialmente instalado no Hemisfério Sul, é hora de os fabricantes e varejistas se preocuparem em acelerar as vendas dos produtos criados para a estação. Por isso, junto com o frio virão descontos entre 30% e 70% capazes de incendiar o desejo de consumo da clientela da região.

“Vamos começar a estação oferecendo descontos de 30% a 50% na coleção de inverno”, diz Hélio Farber, presidente da SOL (Sociedade Oliveira Lima) que congrega 350 integrantes. Com as ofertas, os lojistas pretendem alavancar as vendas nesse período que compreende as férias e o Dia dos Pais. “Até agora o mês de junho vem apresentando retração média de 10% em relação a maio, mês de vendas incrementadas pelo Dia da Mães”, observa o presidente da SOL.

NOVA ESTRATÉGIA - “Muitos consumidores pisam no freio na hora de comprar porque já estão endividados, especialmente com cartão de crédito”, observa Farber. Mesmo assim, os empresários da Rua Oliveira Lima, em Santo André, e imediações identificam crescimento nas vendas na comparação ano a ano. Em 2011, a evolução foi de 10% em relação a 2010. Em 2012, o incremento na comparação com o anterior foi menor: 7%. Para este ano, a expectativa é vender algo entre 7% e 10% a mais que no ano passado.

O dirigente destaca que nos últimos invernos houve mudança no comportamento dos comerciantes. “Antes o pessoal fazia estoque. Mas, depois que percebemos que as temperaturas só baixam mais nas frentes frias, para não ter sobra de produto, a estratégia passou a ser comprar pequenas quantidades e, conforme houver giro da mercadoria, se reabastecer com os fabricantes”, explica.

De acordo com a gerente de marketing do ParkShopping São Caetano, Renata Belardinucci, a expectativa para crescimento de vendas é de 10%. “Nos últimos anos os grandes varejistas lançam as suas coleções de outono/inverno mesclando com itens mais leves, exatamente para atender ao frio típico de um país tropical”, observa Renata.

A executiva lembra que as ofertas desta época funcionam como preparação para a chegada das novas coleções. “Nesse período, de liquidação, os clientes aproveitam para renovar o guarda-roupa garimpando peças que poderão ser utilizadas em outras estações”, lembra. Quanto à necessidade de baixas temperaturas para catalisar a comercialização, a gerente mostra que o termômetro não é o único balizador. “A maioria costuma consumir de acordo com suas necessidades, sendo assim, quanto mais frio, maior o incremento nas vendas. Porém, o consumidor mais ligado em moda, que prioriza lançar tendências e ser o primeiro a usar os produtos novos, compra independentemente do frio porque quer estar entre os primeiros a adotar a última moda.”

DESCONTOS FERVEM - O superintendente do Shopping Metrópole, Roberto Pereira, se mostra otimista em relação à mudança de estação, quando os lojistas fazem promoções que lotam os corredores do centro de compra localizado em São Bernardo. “Fechamos o ano passado com aumento de 22,7% no faturamento. Os resultados do terceiro trimestre (julho, agosto e setembro), quando ocorrem as promoções de inverno, foram ainda melhores, com aumento de 28,6% nas vendas”, diz Pereira. Já está programada para o mês que vem a Liquidação Código Verde, evento anual que traz produtos com descontos de até 70% nas lojas de todos os setores: moda, calçados, brinquedos, eletroeletrônicos, acessórios, e artigos para o lar. Além de impulsionar a comercialização dos estoques, a liquidação busca engajar os clientes nos cuidados com o meio ambiente.

Entre as empresas mais tradicionais do País, a Hering afirma já ter observado bons resultados para o inverno 2013. No primeiro trimestre deste ano, a marca obteve crescimento de 16,3% na comparação com o mesmo período do ano anterior. Para o inverno, a estratégia da empresa é ser democrática e, por ter presença em todas as regiões, faz uma coleção que prevê todas as situações de clima.

Mesmo contente com as vendas para o Dia da Mães e para o Dia dos Namorados, a empresa não perdeu tempo em anunciar descontos de até 40% nas peças de outono e inverno. Na segunda fase da promoção, que começa no dia 1º, os descontos vão chegar a até 60%.

Nas 80 lojas do Shoppinho Santo André, toda a coleção de invernos será oferecida com descontos entre 30% e 70%, criando uma boa oportunidade para comprar.
 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;