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Bancos lideram ranking de reclamações

Débitos não autorizados e cobrança irregular
estão entre as principais queixas

Yara Ferraz
Especial para o Diário
07/06/2013 | 07:12
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Os bancos continuam liderando os rankings de queixas dos clientes. É o que mostra o lista com os dez itens mais reclamados dos procons das cidades do Grande ABC, onde os bancos e serviços financeiros ficam sempre entre os primeiros colocados. No Banco Central, entre as principais queixas estão débitos não autorizados na conta, prestação de serviços de forma irregular e cobrança irregular por serviços não contratados.
 

Em São Caetano, os serviços bancários estão na quarta posição entre os mais reclamados, já em São Bernardo, chega a ocupar três lugares (o segundo, sexto e oitavo) na lista, compreendendo 26,82% das reclamações até o dia 31. Em Diadema, não há números tão expressivos, sendo que apenas empresas de cartões de créditos ocupam o segundo lugar.


No Procon Santo André, os bancos e instituições financeiras também sempre estão entre os dez mais reclamados. A diretora de assistência judiciária e defesa do consumidor do Procon de Santo André, Heleni de Paiva Lino, destaca as duas principais queixas: “Fraudes nos saques de cartão e entregas de cartão de crédito sem a pessoa ter pedido”.

Em Mauá, os serviços bancários estão em segundo lugar no ranking de reclamações, perdendo apenas para o setor de telefonia. O coordenador do Procon da cidade, Abraão Francisco da Costa, destaca as taxas como o maior problema. “São comuns várias taxas cobradas na conta da pessoa e ela não sabe a que se refere. As taxas abusivas em contratos de empréstimos também estão entre as mais reclamadas.”

 Segundo a Febraban (Federação Brasileira de Bancos), a prestação de serviços com qualidade é a preocupação central das instituições associadas à entidade, sendo que os investimentos de recursos em tecnologia para melhor atender os clientes no ano passado foi de R$ 20 bilhões. E destacou os números do Procon São Paulo, que diminuíram 17% no ano passado, caindo de 9.225 em 2011 para 7.642.

DICAS - A diretora do Procon Santo André lembra que os idosos são as principais vítimas de fraudes e destaca que eles devem ter cuidado na hora de utilizar os caixas eletrônicos. “A senha não deve ser dada para ninguém.” E lembra que a venda casada de produtos e serviços é proibida pelo Código de Defesa do Consumidor.

Abraão, coordenador do Procon Mauá, destaca ainda a importância de uma boa leitura em qualquer tipo de contrato.



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