Setecidades Titulo Gripe
Grávidas têm menor
adesão à vacinação

Na região, 459 mil pessoas foram imunizadas
em campanha nacional que termina nesta quarta

Thaís Moraes
29/05/2013 | 07:00
Compartilhar notícia
André Henriques/DGABC


Na Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe, que termina hoje, grávidas formam o grupo de risco que menos procurou postos de vacinação para ser imunizado no Grande ABC. A menor adesão foi em São Bernardo, com 67,83%. Em segundo está Santo André (70,32%), seguido por Ribeirão Pires (72,66%) e Diadema (74%). Em Rio Grande da Serra, mulheres que tiveram filhos nos últimos 45 dias (puérperas) são minoria nas imunizações, com 76,83%. Mauá e São Caetano não apresentaram dados.

Todos os outros grupos que compõem o público-alvo, como idosos acima de 60 anos, crianças de 6 meses a 2 anos e trabalhadores da Saúde atingiram ou ultrapassaram os 80% na meta de imunizações. Apenas em Santo André a cobertura para crianças ficou abaixo do esperado, com índice de 73,62%. Portadores de doenças crônicas também estão inseridos na campanha, mas não há meta para eles.

Embora a cobertura nas cidades não tenha atingido 100% em todas as populações, o Grande ABC conseguiu alcançar a meta de doses aplicadas. Das 555 mil pessoas que compõem o público-alvo na região, 459 mil foram imunizadas. Isso representa 15 mil vacinas a mais do que as 444 mil esperadas. O Estado de São Paulo também atingiu a meta e imunizou cerca de 7 milhões de pessoas, frente aos 8,7 milhões inseridos em grupos de risco.

A vacina protege contra três subtipos do vírus Influenza: A (H1N1) – conhecida como gripe suína – A (H3N2) e B. Deve ser aplicada naqueles que se encontram em grupos de risco por apresentarem mais chances de desenvolver complicações decorrentes da doença. Ao contrário do que muitos pensam, a dose não é capaz de causar gripe porque na formulação da vacina há apenas fragmentos de vírus, que possuem como único objetivo proteger o organismo.

A campanha teve início em 15 de abril e, a princípio, terminaria no dia 26 do mesmo mês. No entanto, por conta da baixa adesão, foi prorrogada para 10 de maio e, posteriormente, até hoje. As Prefeituras informaram não saber ainda se o combate à gripe será estendido novamente.

GRIPE SUÍNA

O número de mortes causadas por gripe Influenza A (H1N1) subiu novamente nas últimas duas semanas, pulando de 11 para 15. Foram sete óbitos em São Bernardo; quatro em Santo André; dois em Diadema; um em São Caetano e um em Ribeirão Pires.

Além das mortes, os casos confirmados da doença também saltaram de 58 para 65: são 27 em Santo André, 26 em São Bernardo, quatro em Diadema, dois em São Caetano e seis em Mauá.

A quantidade de ocorrências pode ser ainda maior, já que São Caetano, Mauá e Ribeirão Pires não enviaram dados atualizados.
 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;